Foto: Divulgação/SSP
Polícia cumpre 12 mandados de prisão por violência contra a mulher
Publicado em 10 de agosto de 2024
Por Jornal Do Dia Se
Durante os primeiros dias da Operação Shamar em Sergipe, as equipes policiais já cumpriram 12 mandados de prisão contra investigados e condenados por crimes relacionados à violência contra a mulher no estado – nove apenas no dia 7, data em que a Lei Maria da Penha completou 18 anos. Nos primeiros dias da operação, também foram concedidas 116 medidas protetivas solicitadas nas delegacias da Polícia Civil de Sergipe. No estado, a Operação Shamar integra as ações da campanha estadual ‘Rompa o Ciclo’, que trata sobre a conscientização acerca da importância da denúncia e também do enfrentamento à violência contra a mulher em Sergipe.
De acordo com a assessora técnica da Polícia Civil e coordenadora da Operação Shamar em Sergipe, Cátia Emanuelli, os resultados têm sido bastante positivos. “Hoje, a operação continua e segue no estado de Sergipe até o dia 30 de agosto, mês destinado às ações do ‘Agosto Lilás’, onde todos os estados desenvolvem ações de enfrentamento à violência contra a mulher”, evidenciou.
Durante a operação nacional Shamar em Sergipe, as forças de segurança pública também tem atuado com ações preventivas, no âmbito da campanha estadual ‘Rompa o Ciclo’. “No dia em que a Lei Maria da Penha completou 18 anos, na última quarta-feira, fizemos ações de prevenção em 36 municípios. Nesta sexta-feira, estamos em Canindé de São Francisco, onde acontece o ‘Sergipe é aqui’, também com orientações sobre o enfrentamento à violência contra a mulher”, ressaltou Cátia Emanuelli.
Operação Shamar – A Operação Shamar é uma ação nacional que tem por objetivo reforçar as ações de combate à violência contra a mulher em todo o território nacional, inclusive com prisões em flagrante e cumprimento de decisões judiciais de prisão contra os autores de violência contra a mulher. A operação é coordenada pela Diretoria de Operações Integradas do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). Em hebraíco, o nome da operação significa “cuidar, guardar, proteger, vigiar, zelar”.