Terça, 25 De Junho De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Por todos os pretos


Publicado em 11 de junho de 2024
Por Jornal Do Dia Se


Um marco (Divulgação)

Rian Santos
riansantos@jornaldodiase.com.br
Do cume calmo onde eu escrevo, um ponto de intersecção entre Cultura, Política e Comportamento, a bandeira desfraldada por Vini Jr há de tremular sobre torcedores e arquibancadas, por muito tempo.
Refiro-me, naturalmente, ao gesto inconformado com a ignorância persistente de uns e outros. Graças ao jogador brasileiro, ofensas racistas nunca mais serão acolhidas sem receio nos estádios de futebol.
Trata-se aqui de um marco. Três torcedores do Valencia foram condenados a oito meses de prisão por ataques racistas contra Vini Jr, do Real Madrid, durante jogo pelo Campeonato Espanhol disputado em maio de 2023. Vini Jr poderia ter feito ouvidos moucos para o espanhol roto dos trogloditas. Mas foi à forra, foi à luta.
A partir de agora, convém observar o precedente civilizatório. Os urros bestiais do pré-conceito, antes tão comuns no meio esportivo, tendem a ser enquadrados pelo rigor da Lei, especialmente no futebol.
“Muitos pediram que eu ignorasse, outros tantos disseram que minha luta era em vão e que eu deveria apenas jogar futebol. Mas, como sempre disse, não sou vítima de racismo. Sou algoz de racistas. Essa primeira condenação penal da história da Espanha não é por mim. É por todos os pretos”.
O craque também adverte: “Que os outros racistas tenham medo, vergonha e se escondam nas sombras. Caso contrário, estarei aqui para cobrar. Obrigado a La Liga e ao Real Madrid por ajudarem nessa condenação histórica. Vem mais por aí”.
**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade