Preço da gasolina já foi reajustado em postos de Aracaju
Publicado em 08 de novembro de 2014
Por Jornal Do Dia
Desde ontem, 07 de novembro, o valor da gasolina está 3% mais cara nas refinarias. O reajuste que chegou hoje pela manhã às bombas dos postos de combustíveis foi anunciado pela Petrobras na noite da última quinta-feira, 06.
O novo preço passou a valer tanto para a gasolina, quanto para o diesel (+ 5%), e começou a valer nas refinarias desde 0h de sexta-feira. O reajuste já era esperado pelo mercado e deve dar algum alívio para o caixa da estatal, além de pressionar os índices da inflação oficial, que está 0,25% acima do teto da meta estabelecida pelo governo, de 6,5%.
O reajuste foi divulgado após a Petrobras ter indicado que não havia decisão quanto ao aumento de preços. O último aumento dos combustíveis no País havia sido anunciado em 29 de novembro do ano passado, quando a Petrobras elevou o preço da gasolina nas refinarias em 4% e do diesel em 8%.
De acordo com especialistas, o impacto do aumento da gasolina na inflação oficial, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), não deve ser muito alto, porque a alta de 3% vale apenas para a refinaria. Com o aumento da gasolina, o IPCA deve fechar novembro com inflação em torno de 0,6%.
No diesel, o impacto direto no IPCA é muito pequeno, segundo o economista, com maior efeito nos IGPs (Índices Gerais de Preço). Ainda de acordo com economistas, o aumento do combustível deve puxar a alta de preços de outros produtos como passagens e alimentos e serão repassados para o consuimidor.
Em nota, a direção do Sindicato de Postos de Combustíveis de Sergipe (Sindpese), informou que não é de competência da entidade tratar de assuntos relacionados a preços de combustíveis. "Diante desse reajuste que teve o aval do Governo Federal é importante lembrar que o mercado deve ser livre e competitivo, e que o lucro é uma política independente de cada revendedor", informou.