Domingo, 21 De Abril De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Prefeitos sergipanos lideram grande mobilização contra a seca


Avatar

Publicado em 14 de maio de 2013
Por Jornal Do Dia


Prefeitos e produtores lotaram a Assembleia Legislativa

No dia de ontem, prefeitos, vice-prefeitos, deputados estaduais, vereadores, sindicalistas e agricultores lotaram o plenário da Assembleia Legislativa de Sergipe numa mobilização contra a seca. O protesto fez parte da Mobilização Nacional pelo Nordeste, e discutiu os problemas causados pela estiagem, além da crescente queda do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).
A ação conjunta foi uma iniciativa da Federação dos Municípios do Estado de Sergipe (FAMES), comandada pelo prefeito de Monte Alegre, Antônio Rodrigues (Tonhão); da Associação dos Municípios da Região Centro Sul (Amurces), presidida pelo ex-prefeito de Poço Verde, Toinho de Dorinha; e da Associação os Municípios do Vale do Japaratuba e do Vale do Cotinguiba (Ambarco), que tem à frente o prefeito de Nossa Senhora do Socorro, Fábio Henrique.
A mobilização ocorreu simultaneamente em todos os Estados nordestinos, e cada um deles teve o apoio de um técnico da Confederação Nacional dos Municípios (CNM). Em Sergipe, o técnico Roberto Meneghini marcou presença e destacou o trabalho em nível nacional. "A CNM está lutando para que a situação não fique assim, só em ações imediatistas, mas que o Governo Federal consiga dar recursos mais permanentes para esses municípios", ressaltou Meneghini.

Reivindicações – O prefeito de Poço Verde, Thiago Dória, frisou as principais reivindicações. "Nós temos o Governo do Estado ajudando, dando cestas básicas e água, mas ainda assim já perdemos grande parte do gado no nosso município. A pecuária praticamente nem existe no momento, por causa da grande seca e da falta de ração. Queremos que as promessas sejam cumpridas", destacou o gestor, que trouxe uma caravana para a capital sergipana, a fim de fortalecer a manifestação.
Já o deputado federal Almeida Lima chamou atenção para a importância da mobilização não só em Sergipe, mas também em todo o Nordeste e no Brasil. "É fundamental essa manifestação para refletir em Brasília, no Planalto Central, e fazer com que a presidência da República e os órgãos federais entendam que o país não se constitui apenas de Brasília. Ao contrário, o país está nos diversos municípios, onde se encontram os problemas vivenciados pela população", explicou o parlamentar.
O prefeito de Monte Alegre e presidente da Fames, Antônio Rodrigues (Tonhão), lamentou que os produtores não sejam valorizados e lembrados. "Sabemos que a seca acontece sempre, é um fenômeno natural, mas precisamos de condições suficientes para enfrentá-la com dignidade. O que estamos reivindicando nessa mobilização é muito mais que medidas emergenciais e estruturantes no combate à seca; a brusca queda no FPM também é um tema que ameaça as administrações públicas", reforçou
Segundo ele, os prefeitos irão levar à Brasília a Carta de Maceió, documento que registra problemas em comum enfrentados pelos municípios em estado de emergência, e que reivindica uma ação mais efetiva do Governo Federal em parceria direta com as prefeituras. Para que essa luta alcance os objetivos esperados, é essencial nossa união.

Presentes – Estiveram presentes os seguintes prefeitos, acompanhados de munícipes de suas respectivas cidades: Diogo Machado (Carira), Fábio Henrique (Nossa Senhora do Socorro), Antônio Rodrigues ("Tonhão" – Monte Alegre), Alexandre Martins (Pacatuba), Amintas Diniz (Neópolis), Claudionor Vieira (Cedro de São João), Roberto Araújo (Poço Redondo), Jonathas Oliveira (Feira Nova), Walter Barbosa (Malhador), José Américo (Propriá), Jeferson Santana (Maruim), Maria das Graças (Itaporanga D’Ajuda), Albino Tavares (Porto da Folha), Willame Fraga (Lila Fraga – Lagarto), Elinho Martins (Pirambu), Celso do Peixe (São Francisco), Valdir Bispo (Santa Rosa de Lima), Elinalda Bomfim (Naldinha da Farmácia – Canhoba) e Thiago Dória (Poço Verde).
Participaram ainda os deputados estaduais Augusto Bezerra, Angélica Guimarães, André Moura, Mundinho da Comase, Zé Franco, Gilson Andrade, Maria Mendonça, Zeca da Silva e Venâncio Fonseca. Os deputados federais Laércio Oliveira e André Moura também marcaram presença na mobilização. O senador Eduardo Amorim também discursou na Tribuna e deixou seu apoio à causa municipalista.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade