Sábado, 15 De Junho De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Prefeitura inicia vacinação contra poliomielite para crianças menores de 5 anos na segunda-feira


Publicado em 24 de maio de 2024
Por Jornal Do Dia Se


A poliomielite é uma doença grave e mais conhecida como paralisia infantil.

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), inicia nesta segunda-feira (27), a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite, para crianças menores de 5 anos de idade. Todas as Unidades de Saúde da Família (USFs) disponibilizarão a vacina oral poliomielite (VOP) e inativada poliomielite (VIP).
Em Aracaju, a coordenadora de Imunização da SMS, Larissa Ribeiro, destaca que, no público menor de 5 anos, atualmente, a cobertura vacinal chegou a 88,57%. Já para o público de 1 a 5 anos, 66,45%, o que torna essencial a busca pela proteção contra essa doença que destrói parte do sistema nervoso e causa paralisia permanente nas pernas ou braços.
“Tendo em vista que a reintrodução da poliomielite depende da cobertura vacinal, é muito importante que as famílias levem as crianças até uma das nossas 45 Unidades de Saúde da Família para obter essa vacina. A nossa capital tem cerca de 34.951 crianças menores de 5 anos que precisam verificar a caderneta vacinal para atualizar”, destaca Larissa.

Esquema vacinal – As crianças menores de 1 ano de idade deverão ser vacinadas conforme a situação vacinal encontrada para o esquema primário (três doses da vacina inativada poliomielite – VIP), e as crianças de 1 a 4 anos deverão ser vacinadas indiscriminadamente com a vacina oral poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido o esquema primário com VIP.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade