Terça, 30 De Abril De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Prefeitura intensifica ações de combate ao Aedes nos bairros com alto índice de infestação


Avatar

Publicado em 07 de julho de 2022
Por Jornal Do Dia Se


Com o objetivo de combater as arboviroses transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti (dengue, zika e chikungunya), a Prefeitura de Aracaju intensificou as ações nos bairros que apresentam alto índice de infestação. Conforme dados do Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) realizado pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) no mês de maio, apesar de a capital apresentar médio risco de infestação, sete bairros da cidade apontam alto índice: Santo Antônio, Japãozinho, Luzia, Ponto Novo, Pereira Lobo, Porto Dantas e Cidade Nova.
O LIRAa descreve o índice de infestação predial e mapeia os principais criadouros do mosquito nos bairros da capital. O Levantamento de Índice de Infestação é classificado em três níveis: baixo (até 0,9%), médio (de 1,0% a 3,9%) e alto (acima de 4,0%). O bairro Luzia foi um dos que chamou a atenção no último LIRAa, pois em março ele havia apresentado índice de 0,6%, considerado baixo, e em maio passou para alto risco, com índice de 4,1%.
De acordo com o gerente do Programa Municipal de Controle do Aedes aegypti, Jeferson Santana, o alto índice apresenta risco de epidemia das doenças causadas pelo mosquito, consideradas graves e que podem evoluir para óbito.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade