Sexta, 23 De Fevereiro De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Prefeitura orienta sobre sintomas e atendimento para doenças transmitidas pelo Aedes


Avatar

Publicado em 02 de fevereiro de 2024
Por Jornal Do Dia Se


Mosquito Aedes Aegipty

O combate e o controle do Aedes aegypti são pontos de constante atenção por parte da Prefeitura de Aracaju, que atua por meio de uma força-tarefa composta por diversos órgãos municipais. Por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), o planejamento e execução das ações têm como foco primordial e direto o cuidado com a vida das pessoas. Para tanto, a SMS alerta a população sobre sintomas de doenças transmitidas pelo mosquito e orienta a respeito do atendimento prestado pela rede municipal nestes casos.
O Aedes aegypti é o vetor transmissor da dengue, zika e chikungunya, e os sintomas entre as doenças são semelhantes, o que serve de alerta para a população, como reforça a diretora de Vigilância em Saúde da SMS, Taise Cavalcante.
“A dengue clássica apresenta sintomas como febre alta, dor de cabeça, dores no corpo e nas articulações, fraqueza, dor atrás dos olhos, náuseas, vômito e coceira no corpo. Já a chikungunya tem sintomas parecidos com os da dengue, porém com dores mais intensas nas articulações, e a zika tem como sintomas característicos as manchas vermelhas no corpo, coceira, febre baixa e dor de cabeça”, aponta a diretora.
Segundo a coordenadora da Rede de Atenção Primária (Reap), Anne Sousa, a Prefeitura de Aracaju assegura à população o atendimento médico em todas as Unidades de Saúde da Família (USFs) da capital, neste caso a partir do primeiro dia de manifestação de sintoma, bem como a realização de teste para detecção do vírus. Os casos mais graves, por sua vez, devem ser encaminhados para os Hospitais Municipais Fernando Franco e Nestor Piva.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade