Prêmio Vautrin Lud de 2024
Publicado em 07 de setembro de 2024
Por Jornal Do Dia Se
Saumíneo Nascimento
saumineon@gmail.com
.
Já temos a definição do Prêmio Vautrin Lud de 2024. Cabe registrar que referido prêmio existe desde 1991, sendo a maior premiação no ramo da Geografia, destacando investigadores cujo trabalho teve um impacto particular na disciplina, no seu pensamento e desenvolvimento. O nome do prêmio é uma homenagem ao Cônego Vautrin Lud que em 1507 elaborou um mapa-mundi onde aparece pela primeira vez um novo continente que foi batizado de América em homenagem a Américo Vespúcio.
O ganhador do prêmio Vautri Lud de Geografia de 2024 é o professor Ron Boschma – 36º contemplado com a honraria, ao longo de 34 anos de premiação. Assim, abordarei adiante alguns pontos de suas obras e respectiva contribuição para a Geografia.
Ron Boschma é professor de economia regional na Universidade de Utrecht (Países Baixos). Desde 2014, ele é classificado anualmente pela Thomson Reuters entre os 1% dos pesquisadores mais citados do mundo em todas as áreas científicas. Ele também ocupa uma cadeira em Estudos de Inovação na UiS Business School, Stavanger Centre for Innovation Research, na Universidade de Stavanger (Noruega). Ele publicou amplamente em periódicos internacionais sobre Geografia Econômica Evolucionária, a evolução espacial das indústrias, sistemas regionais de inovação, a estrutura e evolução de redes, externalidades de aglomeração e crescimento regional.
Ron Boschma é considerado um dos fundadores da geografia econômica evolutiva, uma corrente influente no campo da geografia econômica que se baseia em princípios evolutivos derivados da economia e da biologia evolucionárias.
No seu resumo de currículo foi informado que ele realizou um trabalho pioneiro nos fundamentos teóricos e no desenvolvimento de elementos conceituais importantes, como a proximidade. Contrariamente aos modelos que se opõem à diversificação e especialização econômica regional, Ron Boschma conciliou-os sob a égide de conceitos como “diversificação setorial relacionada” de empresas que compõem a economia produtiva de uma região, ou “grande variedade” de conhecimentos tecnológicos utilizados pelos atores econômicos em uma determinada região.
Ele contribuiu para a aplicação empírica da sua teoria a uma ampla gama de tópicos, como a geografia dos avanços tecnológicos, a geografia do empreendedorismo, a mobilidade laboral e o desenvolvimento regional, a geografia das fusões e aquisições. O seu trabalho sobre variedades e diversificação regional foi adotado e integrado no desenvolvimento da política de inovação regional e da política de “especialização inteligente” na União Europeia desde 2014.
Ele recebeu um doutorado honorário em Ciências Naturais (“Doktor der Naturwissenschaften ehrenhalber”) da Universidade de Marburg, na Alemanha, em 2013 e tem o título de PhD em Economia pelo Instituto Tinbergen, Faculdade de Economia e Econometria, Universidade Erasmus de Roterdã.
No período de 2013-2015, Ron Boschma foi diretor do Centro de Inovação, Pesquisa e Competência na Economia da Aprendizagem (CIRCLE) na Universidade de Lund. Ron Boschma publicou em periódicos internacionais sobre geografia da inovação, evolução espacial de indústrias, estrutura e evolução de redes espaciais, externalidades de aglomeração e crescimento regional e diversificação regional. Boschma foi membro do Research, Innovation and Science Experts (RISE) High-Level Advisory Body do Comissário Europeu Carlos Moedas 2015-2016.
As principais publicações de Ron Boshma são sobre: (1) Geografia Econômica Evolucionária (com Jan Lambooy no Journal of Evolutionary Economics em 1999; com Koen Frenken no Journal of Economic Geography em 2006, editado Handbook of Evolutionary Economic Geography com Ron Martin em 2010); (2) Proximidade e Inovação ( Estudos Regionais 2005); (3) Agrupamento Espacial, Dinâmica de Spinoff e Agrupamento Industrial (com Rik Wenting em Mudança Industrial e Corporativa em 2007); (4) Redes de Conhecimento, Agrupamento e Inovação (com Anne ter Wal em Indústria e Inovação em 2007); (5) Variedade Relacionada, Vínculos Comerciais Internacionais e Crescimento Regional (com Simona Iammarino em Geografia Econômica em 2009); (6) Mobilidade Laboral, Relacionamento e Desempenho de Plantas (com Rikard Eriksson e Urban Lindgren no Journal of Economic Geography em 2009); (7) Relacionamento e ramificação regional (com Frank Neffke e Martin Henning em Geografia Econômica em 2011; com Asier Minondo e Mikel Navarro em Geografia Econômica em 2013); (8) Redes dinâmicas, proximidades e dinâmica industrial (com Pierre-Alex Balland e Mathijs de Vaan em Journal of Economic Geography em 2013); (9) Agrupamento espacial e fusões e aquisições (com Matte Hartog em Geografia Econômica em 2014); (10) Resiliência regional ( Estudos regionais a serem publicados).
Boschma é editor associado de Estudos Regionais desde 2013 e membro dos Conselhos Editoriais de Geografia Econômica e Revisão de Pesquisa Regional ( Jahrbuch für Regionalwissenschaft ). Ele também é editor da série de documentos de trabalho Papers in Evolutionary Economic Geography . Boschma foi editor-chefe adjunto de Estudos Regionais de 2008 a 2013. Boschma assumiu atribuições de pesquisa para organizações como o Ministério de Assuntos Econômicos da Holanda, o Ministério da Educação, Cultura e Ciência da Holanda, a DG Research da Comissão Europeia, a European Science Foundation, a OCDE, o Scientific Council for National Government na Holanda (WRR) e o governo nacional Monti na Itália.
Por tudo pelo que foi exposto, entende-se que o novo ganhador do Prêmio Vautrin Lud de Geografia é merecedor da honraria e representa bem a tradição dos ganhadores do maior prêmio no campo da Geografia.