Professores fazem ato hoje no Centro de Aracaju
Publicado em 15 de outubro de 2014
Por Jornal Do Dia
Milton Alves Júnior
miltonalvesjunior@jornaldodiase.com.br
Docentes da rede pública de ensino participam hoje de vários atos públicos nos 75 municípios sergipanos em prol de uma educação estatal de melhor qualidade e compromisso com a categoria. Neste15 de Outubro, na qual se comemora o Dia do Professor, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado de Sergipe (Sintese) inicia as atividades no Centro de Aracaju, onde pretende dialogar com a população no calçadão da rua João Pessoa. Com o apoio dos sergipanos, os sindicalistas acreditam que terão mais força e perseverança para exigir dos governos municipal, estadual e federal maior empenho e valorização dessa classe trabalhadora. O evento está previsto para começar a partir das 8h.
Segundo avaliação feita pela direção do sindicato, com frequência são oficializadas denúncias de precariedade estrutural em unidades escolares estaduais e municipais, e falta de compromisso administrativo junto aos professores, a exemplo do não compromisso com a Lei Nacional do Piso Salarial. Em Sergipe o Sintese já foi informado sobre a existência de gestores públicos que deixam de pagar 13º, as férias, e atrasam constantemente os salários. Paralelo a essas pendências para com o educador, a presidente do sindicato, professora Ângela Melo, enaltece a falta de condições básicas em várias escolas públicas. Para ela, é preciso que melhorias emergenciais sejam realizadas a fim de obter resultados positivos em curto prazo.
Ciente da necessidade do ato, a presidenta reconhece as problemáticas e deseja a participação dos mais de 30 mil professores públicos. "O Sintese recebe mensalmente denúncias de escolas que estão caindo aos pedaços e que chegam até a por em risco a integridade física dos professores, estudantes e funcionários. Diante de tanto desmando e descaso, convocamos todo o magistério público de Sergipe a estar presente no ato desta quarta-feira para que nossa luta seja fortalecida", declarou. Entre os municípios que apresentam problemas estão: Aracaju, Gararu, Nossa Senhora do Socorro e Riachão do Dantas. Neste último, os professores pararam as atividades por três dias em virtude de atrasos salariais e demais descasos.
Ainda de acordo com Ângela, é preciso que a população compartilhe com a demanda dos professores. A meta é ampliar a credibilidade do Sintese e forçar os gestores públicos a atuarem conforme exige a legislação brasileira. "É preciso que haja um espaço físico adequado, visando permitir o desenvolvimento pleno das atividades pedagógicas. Existem algumas ações ilegais e imorais e o Sintese luta para por fim", pontuou a presidenta. A perspectiva é que outros atos articulados pelos profissionais sejam realizados de forma simultânea em várias cidades sergipanas. Aqueles profissionais que por ventura permanecem enfrentando graves problemas regionais são aconselhados a intensificar as lutas nesse Dia dos Professores.
Homenagens – Com o propósito de lembrar a importância deste dia para todos os brasileiros, a Biblioteca Pública Epifânio Dória (BPED), em Aracaju, informou que vai celebrar o Dia do Professor com a realização de uma Roda de Leitura intitulada: "Mestres Escritores – Presentes de Outubro". O evento deve contar com a apreciação de textos de escritores que também são professores, e que fazem aniversário no mês de outubro. Entre os autores das obras estão: Jeová Santana, Maria Lúcia Dal Farra, Severo D’Acelino e Francisco Dantas. A atividade está prevista para ocorrer na manhã de hoje a partir das 9h, no auditório da biblioteca que fica localizada na Rua Doutor Leonardo Leite, bairro 13 de Julho.