NO FINAL DA TARDE DE ONTEM, O CORPO DO RADIALISTA E EX-DEPUTADO CHEGOU À ASSEMBLEIA LEGISLATIVA, ONDE ESTÁ SENDO VELADO ATÉ O INÍCIO DA MANHÃ DE HOJE; O SERGIPE TAMBÉM PRESTARÁ HOMENAGENS
Reinaldo Moura não resiste a infarto e morre aos 77 anos
Publicado em 11 de novembro de 2021
Por Jornal Do Dia
Milton Alves Júnior e Gabriel Damásio
O radialista e ex-deputado estadual Reinaldo Moura Ferreira, 77 anos, morreu ontem de manhã no Hospital Primavera, no Jardins (zona sul), onde estava internado desde a noite de terça-feira. Ele não resistiu a um infarto que provocou uma grave complicação cardiovascular, chamada dissecção aguda da aorta. A notícia de sua morte foi confirmada por familiares por volta das 10h20 de ontem.
Reinaldo, que também era ex-conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), tinha dado entrada no hospital após reclamar de fortes dores no peito e nas costas, e foi submetido a uma cirurgia que durou cerca de 10h, durante a madrugada de anteontem. No último boletim médico apresentado ontem pelo Primavera, antes da confirmação da morte, informou que o ex-deputado precisou ser submetido ao uso de hemodiálise.
Após a notícia da morte, Reinaldo foi homenageado pelo filho, o ex-deputado federal André Moura, em mensagem nas redes sociais: “Pai, vou guardar seus beijos comigo pra sempre. Obrigado por tudo”.
Um luto oficial por três dias foi decretado pelo Governo de Sergipe e pelas prefeituras de Aracaju, Pirambu e Japaratuba. Outras autoridades e instituições públicas manifestaram pesar pelo falecimento do radialista incluindo o TCE e a Assembleia Legislativa de Sergipe, órgãos dos quais Reinaldo já foi presidente.
“Tenho muito orgulho de ter sido deputado junto com Reinaldo na Alese, um grande companheiro de jornadas pelo desenvolvimento do estado.”, lamentou o governador Belivaldo Chagas, que foi colega de bancada dele na Assembleia. Por sua parte, o prefeito Edvaldo Nogueira destacou a “alegria, inteligência, senso crítico e sagacidade” como características marcantes do ex-conselheiro. “Tínhamos uma relação muito próxima e agora ficarão as boas lembranças dos nossos encontros e conversas. Meus sentimentos aos familiares deste amigo que fará muita falta!”, disse ele.
O corpo de Reinaldo Moura começou a ser velado ao início da tarde, em um velatório localizado no Centro da capital. Em seguida, ele foi transferido para o hall principal da Alese, deve permanecer até o início da manhã de hoje. Por volta das 7h30, o corpo deve ser levado para a área nobre do Estádio João Hora de Oliveira, sede do Club Sportivo Sergipe, time do coração de Reinaldo. Na tarde de hoje, o corpo deverá ser levado para Itaporanga D’Ajuda, onde será cremado.
Carreira – Reinaldo Moura nasceu em 1943, na cidade de Japaratuba. Ainda na juventude, começou a se aproximar profissionalmente da comunicação, atuando como locutor e apresentador em emissoras de rádio de Aracaju, como Jornal, Difusora, Cultura, Liberdade e Atalaia. Ganhou destaque em outras emissoras de Salvador, onde apresentou, entre outros programas, o noticiário “Repórter A4”, da Rádio Sociedade. Foi ainda um dos primeiros apresentadores da TV Atalaia, fundada em 1975, onde comandou o programa de auditório “Sábado Geral”.
Em decorrência do seu perfil de vanguarda e de fácil relacionamento com milhares de ouvintes, ainda no início da ditadura militar, Reinaldo foi escolhido pela primeira vez a um cargo legislativo, quando passou a exercer os mandatos de vereador por Aracaju nos anos de 1977 e 1978. O sucesso parlamentar na capital sergipana contribuiu para que no ano seguinte, em 1979, fosse diplomado deputado estadual; cargo em que ocupou até dezembro de 2000.
A respectiva atuação na Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese) permitiu que os parlamentares o elegessem por dois biênios para assumir a presidência da casa, nos anos de 1993 e 1994, e de 1999 a 2000; na primeira passagem pela chefia do Poder Legislativo, em três oportunidades, Moura respondeu temporariamente pelo Governo de Sergipe. Em fevereiro de 2001, foi empossado conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE), onde permaneceu atuando até o dia 31 de dezembro de 2013, momento em que se aposentou de forma compulsória. Ao longo dos seus 77 anos de vida, Reinaldo Moura ocupou ainda a presidência do TCE e do Clube Sportivo Sergipe.