Competitividade empresarial e comércio exterior, esse foi o tema do evento promovido pela Apex-Brasil e o Instituto Euvaldo Lodi de Sergipe (IEL/SE), com o apoio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia, Associação Brasileira de Recursos Humanos e o Centro Internacional de Negócios. O evento foi realizado ontem, 25, no auditório da Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (FIES).
Na ocasião o superintendente do IEL, Rodrigo Rocha, apresentou aos empresários a parceria entre a Apex-Brasil e o IEL na execução do Projeto Extensão Industrial Exportadora (PEIEX) e seus principais resultados, relatando o balanço positivo a partir dos empresários. "Esse evento tem o objetivo de promover a competitividade da indústria sergipana. O balanço foi muito positivo vindo dos empresários, no qual tiveram a oportunidade de obter os conhecimentos que facilitam o dia a dia dele dentro da empresa", afirmou o superintendente.
A consultora do Senai-SE, Kênia Marcatti, instruiu os empresários com a palestra que trouxe o tema "Ampliando a Competitividade Empresarial". O foco da apresentação foi direcionado à Gestão de Riscos da Saúde e Segurança do Trabalho na contribuição para a lucratividade. "Algumas normas regulamentadoras devem ser seguidas pelas empresas e isso implica na lucratividade. Trabalhadores que operam com segurança e saúde em dia rendem muito mais e resultam numa maior produtividade", destacou Kênia.
Durante a palestra alguns empresários explicaram como foram as experiências das suas empresas com o PEIEX. O proprietário da empresa TOK Cosméticos, Domingos Luís Pingo, ressaltou a importância de participar do programa, "o PEIEX nos trouxe muita informação, capacitação e nos levou a lugares que nossas empresas não poderiam chegar sem a estrutura que o PEIEX oferece como as feiras internacionais", disse Domingos.
Após a palestra e depoimentos, os empresários foram convidados ao almoço empresarial, no qual foi apresentada a criação do Comitê Gestor do Plano Nacional da Cultura Exportadora (PNCE) e apresentação de planos estratégicos pela presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos, Claudia Soledade, com foco na ampliação da competitividade empresarial. "Estamos vivendo um momento bastante delicado e esse é o momento propício para discutirmos as melhores práticas de gestão de pessoas nas organizações. O nosso objetivo é compartilhar essas práticas e entender as necessidades desse público para buscarmos soluções que possam contribuir com os resultados das organizações", enfatizou a presidente.
O Projeto Extensão Industrial Exportadora é um programa da Apex-Brasil que é um sistema de resolução de problemas técnico-gerenciais e tecnológicos que visa promover a cultura exportadora nas indústrias, realizando assim um diagnóstico das necessidades da indústria e analisando suas dificuldades e demandas.


