Quarta, 26 De Março De 2025
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Rogério denuncia ataques à democracia e defende renovação política


Publicado em 18 de fevereiro de 2025
Por Jornal Do Dia Se


O senador Rogério Carvalho (PT-SE), líder do PT no Senado Federal, concedeu entrevista ao UOL News, onde abordou temas cruciais para o cenário político nacional, como os ataques à democracia, a crise institucional, o papel da Petrobras e a necessidade de renovação política no Partido dos Trabalhadores (PT).
Logo no início da entrevista, Rogério Carvalho comentou sobre a narrativa de setores que tentam minimizar os ataques às instituições ocorridos nos últimos anos. “No Brasil, neste momento, parece que tudo é possível, inclusive esse absurdo: criminosos, flagrados cometendo crimes, agora querem – e ainda há quem defenda – dizer que o ataque à democracia não foi um ataque à democracia. Dizem que foi um ato de vandalismo, um ato de terrorismo, mas não conseguem admitir que tentaram um golpe de Estado”, criticou.
Ele também relembrou os episódios violentos que antecederam os ataques. “Eles planejavam o assassinato do presidente, do presidente do Tribunal Superior Eleitoral, sem contar todas as agressões prévias às sedes dos Poderes, principalmente ao Judiciário, que já havia sofrido ataques no dia 12 de dezembro. Foram atos violentos: queima de ônibus, ameaças, e ainda estava programado para o dia 18 um novo ato, mas eles anteciparam e atacaram o meu local de trabalho”, reforçou.
E, quando questionando sobre o papel do ex-presidente Jair Bolsonaro em todo esse processo, o líder do PT no Senado foi enfático.
“Dizer que não houve tentativa de golpe? Como não? Bolsonaro liderou tentativas golpistas desde o momento em que se tornou candidato à presidência. Disse que precisava eliminar os diferentes, os ‘vermelhinhos’, o MST. Ao longo de seu mandato, atacou o Congresso, atacou o STF, incentivou a destruição das instituições e deixou 700 mil brasileiros morrerem durante a pandemia com sua política negacionista”, disparou.
Petrobras – Natural de Sergipe, estado pioneiro na exploração de petróleo em terra, Rogério Carvalho destacou o papel estratégico da Petrobras e sua responsabilidade socioambiental.
“Eu venho do estado que foi pioneiro na produção de petróleo em terra. Muitos grandes executivos da indústria petrolífera passaram por Sergipe, o primeiro estado brasileiro a produzir petróleo em terra. Nós sabemos o que a Petrobras representa e conhecemos sua responsabilidade socioambiental”, afirmou.
O senador também ressaltou o potencial energético de Sergipe e a importância de investir em pesquisa.
“Lembro de quando foi feita a identificação da bacia de óleo e gás próxima à foz do Rio São Francisco, em Sergipe. A previsão é que, até 2030, a produção alcance 240 mil barris de petróleo por dia, seis vezes o melhor momento da produção de Sergipe. Além disso, 18 milhões de metros cúbicos de gás por dia – também seis vezes nossa maior produção histórica”, detalhou.
**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade