Sexta, 01 De Março De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Roubos e furtos de veículos caem 36% em Sergipe, aponta Segurança Pública


Avatar

Publicado em 05 de janeiro de 2024
Por Jornal Do Dia Se


Foto: Divulgação/SSP

Como resultado do trabalho integrado entre as polícias Civil e Militar, os roubos e furtos de veículos em Sergipe caíram 36% em comparativo entre os anos de 2022 e 2023, conforme levantamento feito pela Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos (DRFV). Em 2023, pelo menos mil veículos deixaram de ser roubados em Sergipe, com base em dados levantados pela DRFV. Com a redução da incidência dessas investidas criminosas, as seguradoras estimam que os sergipanos economizaram R$ 30 milhões em pagamento de seguro até pelo menos outubro de 2023.
Esse monitoramento da redução dos crimes de roubos e furtos de veículos vem sendo feito de forma consistente desde 2020, conforme explicou o diretor da DRFV, delegado Kassio Viana. “Os números estão sendo levantados de forma concreta desde 2020. De lá para cá, a gente vem tendo redução ano a ano. Nesse ano de 2023, tivemos a nossa maior redução, com diminuição de 36%”, especificou.
Apenas no tocante aos casos com violência e grave ameaça, foram 900 veículos a menos levados por criminosos em investidas com armas de fogo ou facas, em comparativo entre 2022 e 2023. Na série histórica que vem de 2020, também foi identificada uma queda de 60%. “Isso traz tranquilidade para a gente, pois são pelo menos 900 pessoas que não correram risco à vida em ações criminosas”, detalhou Kassio Viana.
Dentre os fatores que resultaram na queda da incidência dos roubos e furtos de veículos na em Sergipe, está a integração entre as polícias Civil e Militar. “Trocando informações, fazendo operações, cumprindo mandados de prisão e mapeando a cidade para identificar os locais e horários onde os casos frequentemente ocorrem. Montamos operações também para prender os envolvidos”, complementou o delegado.
No que se refere às operações, a Polícia Militar recebe, da Polícia Civil, informações que norteiam as operações de combate aos crimes de roubos e furtos de veículos, conforme salientou o subcomandante do policiamento militar da capital, tenente-coronel Thiago Costa. “Montamos pontos de bloqueio e atuamos com equipes especializadas, assim temos obtido bons resultados”, indicou.
Inclusive Kassio Viana ressaltou que a atuação das forças de segurança pública têm sido centradas principalmente no combate aos crimes de roubos e furtos de veículos praticados com violência. “Obviamente que a gente quer e pretende diminuir mais ainda. A gente comemora esses números e esperamos continuar diminuindo esses índices de roubos e furtos de veículos na região”, reiterou o diretor da DRFV.
Essa integração é evidenciada pelo subcomandante do CPMC, ao enfatizar que a troca de informações entre as polícias é essencial para a redução da incidência dos casos de roubos e furtos de veículos em Aracaju e região metropolitana. “A integração, com certeza, é a chave do sucesso para que o cidadão sergipano possa viver em um estado cada vez mais tranquilo”, ressaltou o tenente-coronel.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade