Destacado pela SMS, para ter acesso ao imunizante, todas as pessoas acima de 6 meses podem receber o imunizante, o qual segue disponível em todas as 45 Unidades Básicas de Saúde, nos três shoppings da capital (Riomar, Jardins e Aracaju Parque Shopping), e no Parque da Sementeira, das 8h às 13 horas.
Saúde não atinge metas de vacinação contra influenza em nenhum grupo
Publicado em 13 de julho de 2022
Por Jornal Do Dia Se
Milton Alves Júnior
Um balanço realizado pela prefeitura de Aracaju indica que a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) até o momento não consegui atingir a meta em nenhum dos grupos prioritários para a cobertura vacinal contra a Influenza. Mesmo diante da oferta do imunizante para a população em geral há mais de 15 dias, até o final da manhã de ontem a gestão municipal havia contabilizado a aplicação de 145.611 doses da vacina contra a gripe em aracajuanos. Por enquanto os idosos, com 59.909 vacinados, lideram o ranking; crianças maiores de seis meses e menores de 5 anos contabilizam 23.293 vacinados; enquanto trabalhadores da saúde, 16.547 imunizados, e as gestantes com 2.700 vacinadas.
Destacado pela SMS, para ter acesso ao imunizante, todas as pessoas acima de 6 meses podem receber o imunizante, o qual segue disponível em todas as 45 Unidades Básicas de Saúde, nos três shoppings da capital (Riomar, Jardins e Aracaju Parque Shopping), e no Parque da Sementeira, das 8h às 13 horas. Esta semana o Carro da Vacina está posicionado em frente à associação dos pescadores, no bairro Coroa do Meio, zona Sul da capital. Para receber a vacina, basta apresentar cartão SUS, cartão de vacinação (se tiver) e comprovante de residência de Aracaju. Na fase inicial, além de idosos e profissionais com atuação na área da saúde, agentes da Segurança Pública, e adolescentes ou adultos em conflito com a lei também foram imunizados.
De acordo com Geison Ricardo Valença, coordenador de Atenção Primária, a restrição permanece direcionada apenas às pessoas que possuem qualquer tipo de alergia a ovo. Com exceção deste grupo reduzido, inferior a 1% da população em geral, todos podem pleitear pela vacina em qualquer ponto de aplicação. No Brasil, mais de 30 milhões de pessoas devem ser imunizadas. A meta de Sergipe é vacinar cerca de 295 mil, sendo 77 mil pessoas em Aracaju. A vacina protege contra os três principais vírus que circulam no hemisfério sul, entre eles, a influenza A (H1N1). O Ministério da Saúde garante que a vacina é segura, bem como destacou que a maioria das reações adversas é leve, como dor e sensibilidade no local da injeção.
“Ao contrário do que algumas pessoas pensam, é impossível pegar gripe pela vacina, já que o vírus usado nas doses, é inativado. Somente quem tem alergia a ovo não pode tomar a vacina. Pessoas com deficiência na produção de anticorpos, seja por problemas genéticos, imunodeficiência ou terapia imunossupressora, devem consultar o médico primeiro”, esclareceu Geison Valença.