SSP emprega mais de 10 mil pessoas na segurança dos festejos juninos

Além da capital 33 municípios do interior serão impactados diretamente por festejos juninos e já têm policiamento definido (Divulgação/SSP)
Durante coletiva de imprensa realizada no Centro Integrado de Comando e Controle, na manhã desta quarta-feira (29), na capital, representantes de órgãos da Secretaria de Segurança Pública divulgaram o planejamento operacional dos festejos juninos 2024. O evento contou com a presença de integrantes das Polícias Militar e Civil e do Corpo de Bombeiros, que divulgaram o emprego de PMs, policiais civis e bombeiros na segurança das festividades voltadas à comemoração do São João e São Pedro no estado.
Na Grande Aracaju, a PM planejou mais de 12 mil jornadas extraordinárias para os festejos. Além da atuação nos eventos, a Polícia Militar, por meio do Comando do Policiamento Militar da Capital (CPMC), também está atenta à segurança daqueles que permanecerão em suas residências. “A gente setoriza o nosso evento, com policiamento do evento propriamente dito, o policiamento da região periférica e das áreas. A gente não trabalha só nos eventos, a polícia, de forma ostensiva, ordinária, ela garante a segurança do cidadão sergipano, seja no evento ou na sua vida cotidiana”, disse o tenente-coronel PM Thiago Costa, subcomandante do CPMC.
“A gente vai ter a alocação de todos os nossos recursos, o apoio de todas as especializadas, a parte de trânsito, fiscalizando e controlando os acessos. Nos eventos do governo, o policiamento interno cabe a nós da Polícia Militar. É uma soma de esforços, aliada a outros órgãos da Segurança Pública, para que a gente, no final do período, a gente possa comemorar os melhores resultados possíveis”, completou o tenente-coronel PM Thiago Costa.
Ainda de acordo com a PM, com base nos pedidos de policiamento feitos ao Comando do Policiamento Militar do Interior (CPMI), até o momento, 33 municípios do interior serão impactados diretamente por festejos juninos e já têm policiamento definido para as respectivas festividades. “O Batalhão Rodoviário fará a segurança das rodovias estaduais, prevenindo acidentes, para que as pessoas possam se deslocar da capital para o interior ou de um interior para outro interior, de forma segura, sem nenhum tipo de problema, curtir seus festejos e voltar para casa em segurança”, informou o tenente-coronel PM Emerson Souza, subcomandante do CPMI.
Além do efetivo previsto para as festividades do interior, a PM também reserva um reforço policial para as localidades onde não ocorrerão eventos. Ao todo, durante o mês junino, 6800 policiais estão escalados na região.”Temos as operações de trânsito e as Operações Saturação, que são operações em que a gente intensifica o policiamento nessas cidades que não terão eventos festivos, por meio de policiamento extraordinário e viaturas extras. O policial é retirado de sua folga e a gente o coloca de serviço nessas cidades, para que as pessoas possam também se divertir em suas residências, chácaras, bares e restaurantes. Estaremos também garantindo a segurança dessas pessoas, tanto nas cidades que terão eventos, como nas que não terão”, completou o oficial da Polícia Militar.
Dentro dos principais eventos juninos da Grande Aracaju, a Polícia Civil empregará 419 policiais extras em pontos voltados para as festas, além do policiamento normal de 11 delegacias plantonistas. Na Orla de Atalaia, a delegacia plantonista será Detur, para o Arraiá do Povo. Teremos o mesmo tipo de atendimento no Arraiá da Barra, de 7 a 9 de junho, e também no Forró Siri.
Compartilhe esta notícia