* José Wilson Brito Couto
Como munícipe, e atento aos problemas de nossa cidade, vez por outra uso da nossa imprensa escrita, via Jornal do Dia, Cinform e eventualmente Jornal da Cidade, para colaborar com a administração municipal do momento, indicando e sugerindo algumas alterações para melhorar o dia a dia de nós sergipanos.
Não é a primeira vez que o faço, nem vai ser a última, pois a nossa intenção é ajudar. Sei muito bem que quem ocupa "cargos administrativos temporários" , querem naturalmente os cargos, nem sempre os encargos, e é muito fácil e confortável instalar-se por traz de um "berau" administrativo, não tendo a curiosidade de conhecer diretamente os problemas sob sua jurisdição e responsabilidade. Ali no mercado Albano Franco por exemplo, existem dois problemas graves, fáceis de resolver, mas que falta competência ou pelo menos boa vontade em resolvê-los. Ambos são referentes ao trânsito. O primeiro, mais fácil é relacionado ao estacionamento de motocicletas. As motos têm também todo direito a estacionar. Primeiro por tratar-se de um veículo auto motor, devidamente registrado e emplacado pelo DETRAN, com impostos pagos e sujeitas as penalidades da Lei. Segundo por ser mais leve , mais fácil de locomoção , ocupa menos espaço e tem mais outras facilidades que um carro não tem. Mas , senhores "autoridades" da SMTT, motocicletas ocuparem espaço de um carro, tendo locais em abundância que poderão ser destinados só e exclusivamente para esses veículos, por incompetência daqueles que tem a responsabilidade de o fazer. É vergonhoso! Lá mesmo o mercado Albano Franco, no lado norte, há um canteiro de aproximadamente 100m por 7m, completamente vazio podendo ser destinado a esse tipo de serviço. Porque não o fazem? E uma vez destinado esse local , não permitir estacionar em outro qualquer
O segundo e mais importante , é referente a pequena rua vizinha ao tal canteiro acima referido, interditada por pesados coteiners e isolada por tubulões de concreto. "Autoridade" esqueça a vultosa gratificação que estás a receber, ocupando o lugar "dado" e não por concurso, em troca de um punhado de votos que diz ter conseguido para o chefe maior se eleger, e vá assumir e resolver o impasse ali criado.
Mas vou lhe dar uma mãozinha. Desocupe a tal ruazinha, ponha os conteiners 10m mais a frente, retire os tubulões de concreto, e o engarrafamento do lado leste do mercado fica pelo menos 50% livre.
Não é a primeira vez que faço sugestões dessa natureza, com o intuito de ajudar, Mas estou chegando a conclusão, que os "ocupantes dos cargos", não aceitam sugestões, , a não ser que tenham saído de suas próprias cabeças endeusadas. De minha autoria , já foram publicadas varias sugestões sobre vários temas , por exemplo: no Jornal do Dia : Abusos no trânsito em 26/06 2013, Quem manda no estacionamento 06/11/2013, Sugestão I em 16/04/2014, Sugestão II, Sugestão III em 13/ 05/2014, Cinform em 19 a 25/05/2014. Mas não se vê nenhuma melhora. E não adianta reclamar nos locais nem a quem está representando o órgão responsável, como fiz uma vez, e obtive a resposta, "- a gente aqui só faz o que os homens mandam"-, daí se conclui, que as cabeças só servem mesmo para pentear cabelo, quando têm.
Não deixem o caos se instalar, e ficar mais difícil depois para resolver!
* José Wilson Brito Couto é professor emérito da UFS (aposentado)


