NOVO CALÇADÃO - ATÉ O FINAL DO ANO A PREFEITURA DE ARACAJU ENTREGA UM NOVO CALÇADÃO QUE ESTÁ SENDO CONSTRUÍDO NA PRAIA DE ATALAIA
Taxistas da orla de Atalaia terão novo ponto
Publicado em 17 de agosto de 2012
Por Jornal Do Dia
Cândida Oliveira
candidaoliveira@jornaldodiase.com.br
Na próxima semana o ponto de táxi localizado próximo aos arcos da Orla de Atalaia, em Aracaju, terá novo endereço.
De acordo com Raquel Passos, da assessoria de comunicação da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), após reunião com representantes dos taxistas que trabalham no local, do Sindicato dos Trabalhadores em Taxistas de Sergipe e do órgão municipal ficou definido que o novo espaço que abrigará os taxistas estará localizado na avenida Santos Dumont, ao lado do Hotel Beira Mar. "Cinco vagas ficarão próximo ao hotel e a fila de espera estará na rua transversal", explicou ela.
Segundo Raquel, os taxistas não estão ainda no novo local porque falta sinalização. "A colocação de faixa, placas e outros tipos de sinalização estará sendo colocada na próxima semana", garantiu.
Calçadão – De acordo com a assessoria de comunicação da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), um calçadão ligará a rótula do Terminal de Integração até a avenida Santos Dumont, onde ficam os arcos. "A idéia é dar conforto aos ciclistas e pedestres, já que além do calçadão, haverá uma ciclovia e um projeto paisagístico", explicou Amael Oliveira.
A Empresa Municipal já começou a obra no local. O calçadão da avenida Rotary terá 396 metros de calçadas e ciclovia, além de paisagismo, acessibilidade, com rampas e piso tátil, mobiliário urbano, a exemplo de bancos e lixeiras e lombofaixa para facilitar o acesso dos pedestres à orla.
No local, também haverá a ‘Escultura das Águas’, idealizada pela arquiteta Angélica Rocha, que assina o projeto de reurbanização. A Prefeitura de Aracaju está investindo em recursos próprios cerca de R$ 684 mil. A obra deverá ser concluída em 120 dias.
Queda de braço – O ponto de táxi tem aproximadamente 30 anos e o formato atual com cobertura, bancos e outros benefícios foi criado há aproximadamente 10 anos. O vice-presidente do Sintáxi, Gerson Ferreira da Silva, ficou sabendo do novo local pela equipe de reportagem do Jornal do Dia. Ele confirmou que houve reunião com a SMTT, mas que na ocasião, não houve definição de um novo local. "Os taxistas insistem em permanecer no local, mesmo a Prefeitura se colocando à disposição para atender as solicitações da categoria, então, inicia uma queda de braço", relatou.
Ele colocou também que o Sintáxi defende o direito da categoria, que não promove desentendimento e sim harmonia. "A Prefeitura deve ouvir mais a categoria e o Sindicato, e em parceria encontrarmos um caminho que deixe todos satisfeitos. O ponto atende a turistas e sergipanos e essas pessoas não podem perder".