Domingo, 14 De Abril De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

TRIBUNA


Avatar

Publicado em 29 de dezembro de 2023
Por Jornal Do Dia Se


Fraude

Em Sergipe, ao longo deste ano, o TSE constatou fraudes à cota de gênero praticadas por partidos e determinou a cassação dos mandatos de vereadores eleitos nos municípios de Aracaju, Canindé do São Francisco, Maruim e Nossa Senhora do Socorro.

Cassados

Em Socorro, foram cinco vereadores eleitos que tiveram mandatos cassados: Elmo Paixão, Eliel Felipe e João Mochila, filiados ao PP; Pastor Joanan e Pastor Robson, filiados ao Avante e PSB. Em Canindé perderam mandato dois vereadores eleitos pelo PSB: Bianca Carvalho e Hugo de Pank. Já em Maruim, os vereadores do PT: Ney Maruim e Lobedo.

Aracaju

Os vereadores de Aracaju eleitos em 2020 pelo PSC, Fábio Meireles e Sávio de Vardo, foram os últimos de Sergipe a terem mandatos cassados pela fraude na cota de gênero, após denúncia acatada do Ministério Público Federal.

Barra

O prefeito da Barra dos Coqueiros, Alberto Macedo, anunciou na quarta-feira (27), um audacioso projeto de revitalização para a Orla da Rua da Frente, consolidando o empenho da administração municipal em transformar a cidade no maior canteiro de obras da sua história. A iniciativa visa potencializar o turismo na região e proporcionar melhorias substanciais na infraestrutura urbana.

11 trechos

A revitalização cobrirá 11 trechos ao longo da Orla, iniciando-se na H Dantas e estendendo-se até o antigo ponto das balsas, totalizando uma área construída de 16.796,12 m² e 19 km de extensão.

Obras

Entre as principais adições destacam-se uma quadra poliesportiva com arquibancada, área para parque infantil, quiosque destinado ao artesanato, pergolados, píer, arcos recreativos, fonte luminosa, ciclovia e medidas de acessibilidade.

Réveillon

A Prefeitura de Aracaju fará a apresentação do plano operacional do Réveillon 2024, que acontecerá nesta sexta-feira (29), às 8 horas, no Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos – sede da Prefeitura de Aracaju. Em seguida, às 10 horas, será realizada a vistoria final da estrutura montada para a festa, na região da Praia da Cinelândia, na Orla da Atalaia.

Laranjeiras

No período de 2 a 7 de janeiro de 2024, Laranjeiras realiza a 49ª edição do tradicional Encontro Cultural. Serão seis dias de celebração e encontro de gerações dos amantes da cultura popular, que se deslocam de várias partes de Sergipe e do Brasil para conferir as manifestações folclóricas que preservam até os dias de hoje a identidade dos laranjeirenses.

Folclore

Além de dezenas de grupos folclóricos, teatro, dança e exposições, o XLIX Encontro Cultural de Laranjeiras vai reunir milhares de pessoas na praça de eventos nos dias 5 e 6 de janeiro, com as apresentações de Unha Pintada, Léo Santana, Joelma, Peruano, Liene Show, Luan Estilizado, Jaque Barroso e muito mais.

Matrículas

O prazo para mães e responsáveis realizarem a renovação da matrícula dos alunos da rede municipal de ensino da capital acaba nesta sexta-feira, 29. A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), deu início a esta fase no dia 1º de dezembro, para todas as etapas: educação infantil, ensino fundamental e Educação para Jovens e Adultos (EJA).

Mesma escola

Para efetuar a renovação de matrícula, mães ou responsáveis, e alunos com 18 anos ou mais, que desejam permanecer na mesma escola no próximo ano letivo devem comparecer à secretaria escolar da unidade de ensino munidos da documentação necessária solicitada por cada unidade escolar e assinar o documento de confirmação.

Primeira fase

A renovação é a primeira fase do processo de matrícula para o ano letivo vindouro, antecedendo ao de transferência interna, período direcionado aos estudantes que têm interesse em ingressar em outra unidade escolar da rede. Somente após estas duas etapas, são iniciadas as fases para matricular alunos novos e a de vagas remanescentes.

Assistência

O mandato do senador Alessandro Vieira (MDB-SE) garantiu R$ 9,6 milhões para a assistência social de Aracaju. Esses recursos serão empregados na construção de centros de assistência que têm o objetivo de fortalecer os serviços para a comunidade, como acolhimento de pessoas com deficiência e assistência à população em situação de rua.

Apoio

Para o senador, “a construção de centros de assistência atende às necessidades críticas imediatas, como abrigar pessoas com deficiência e auxiliar a população em situação de rua, mas também estabelece as bases para um apoio especializado contínuo às famílias em vulnerabilidade”.

São Silvestre

Na noite da última terça-feira (26,) dois ônibus saíram de Aracaju com destino à capital paulista, levando os atletas sergipanos que irão participar da tradicional corrida de São Silvestre, no dia 31 de dezembro. Esses ônibus foram ofertados pela Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Seel), em parceria com a Federação Sergipana de Atletismo (FSAt).

70 atletas

Esse ano, mais de 70 atletas sergipanos estarão participando da mais importante e tradicional corrida de rua da América Latina, que reúne milhares de corredores de todo o país e até do exterior, fechando o calendário esportivo nacional.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade