Domingo, 21 De Abril De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

TRIBUNA


Avatar

Publicado em 14 de março de 2024
Por Jornal Do Dia Se


Torcidas
Prevista para acontecer na tarde desta quinta-feira (14), a partir das 15h no plenário da Assembleia Legislativa (Alese), a audiência pública tem como principal objetivo discutir sobre a atuação geral das torcidas organizadas registradas em Sergipe.

Convidados
De autoria do deputado Georgeo Passos (Cidadania), a Casa Legislativa deve receber gestores da Federação Sergipana de Futebol (FSF), integrantes do Ministério Público Estadual (MPESE), administradores das associações e clubes de futebol, além de gestores da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP/SE). Foco do debate, representantes das torcidas organizadas também foram convidados para colaborar com os estudos.

Avanço
Ontem, o governo proibiu o acesso de torcidas organizadas a partir dos próximos jogos. O acesso ao estádio será proibido com faixas, bonés, calças, agasalhos, bandeiras e quaisquer outras indumentárias similares que identifiquem os grupos organizados. A questão agora será fora dos estádios, sem garantia policial.

Igreja
A Arquidiocese de Aracaju confirmou para o dia 25 de maio, na Catedral Metropolitana, a Missa de posse canônica de dom Josafá Menezes da Silva como 5º arcebispo de Aracaju. A nomeação, pelo Papa Francisco, foi anunciada na manhã desta quarta-feira (13).

Pagamento
O Governo de Sergipe começa a pagar a folha salarial deste mês a partir do próximo dia 27, com os aposentados e pensionistas. No dia 28, será a vez dos servidores da Secretaria Estadual da Saúde e suas fundações, além dos servidores da Secretaria da Educação. No dia 29, recebem os servidores das demais secretarias, empresas, autarquias e fundações.

Luiz Mendonça
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) já formou maioria para punir com a aposentadoria compulsória o desembargador sergipano Luiz Mendonça. O magistrado é acusado de vender sentenças judiciais a integrantes de uma organização criminosa.

Vistas
O julgamento começou na terça-feira (12), mas como um conselheiro pediu vistas, não há prazo previsto para a conclusão do julgamento do Processo Administrativo Disciplinar. Ele já está afastado do Pleno do Tribunal de Justiça de Sergipe há oito anos.

Em família
O ex-jogador Washington Coração Valente deixou o cargo de secretário executivo da Secretaria Estadual de Esporte e Lazer para assumir no Ministério dos Esportes a presidência da Autoridade Pública de Governança do Futebol. Para o lugar de Washington na Secretaria de Esporte nomeada Andréa Blum, que vem a ser esposa do ex-jogador.

Golpe
O presidente Lula (PT) determinou a suspensão de eventos oficiais em memória dos 60 anos do golpe militar. A medida, anunciada recentemente, levou o Ministério dos Direitos Humanos, sob o comando de Silvio Almeida, a cancelar uma solenidade agendada para o dia 1º de abril.

Anistia
Apesar do cancelamento da solenidade, fontes ligadas ao ministério afirmam que atividades paralelas à data do golpe, como reuniões ordinárias da Comissão de Anistia para o julgamento de processos, devem ser mantidas.

Inundações
Os impactos gerados pela alta da maré na capital sergipana foi tema do pronunciamento do vereador Breno Garibalde (União) no plenário da Câmara de Aracaju. “Não adianta dizer que a culpa é da maré nem das chuvas. A culpa é do modelo de cidade que vem sendo construído há muito tempo”, Alertou.

Expansão
O vereador ressaltou que a Zona de Expansão está crescendo com os mesmos erros que já acontecem em outros bairros da cidade. “O que me preocupa é que a solução que estão dando é o aterramento de lagoas e ocupação das áreas de mangue. Ninguém pensa em área permeável, em arborização, nem recuperação dos nossos ecossistemas”, afirma.

Mulheres
A deputada estadual Linda Brasil (PSol) cobrou, na sessão plenária desta quarta-feira (13), ao Governo do Estado um posicionamento sobre os casos de violência doméstica denunciados por esposas de dois servidores do quadro de comissionados da atual gestão.

Duas posições
A deputada ressalta que o de menor escalão foi denunciado há duas semanas e foi imediatamente exonerado do cargo que ocupava na Secretaria Estadual do Meio Ambiente. “O que ocupa o cargo de responsável pela Secretaria de Estado do Turismo, pediu afastamento das suas funções”, lamentou.

Silêncio
A deputada Linda Brasil viu com preocupação o silêncio do governo a respeito do caso. “Estamos no mês de março, o mês de luta a favor das mulheres, e veio à tona dois casos de grande repercussão que deveriam ser imediatamente explicados. É inadmissível que o Governo simplesmente fique em silêncio”, avaliou a deputada.

Cartas
Quem deseja participar do 53º Concurso Internacional de Redação de Cartas deve se apressar. As escolas públicas e privadas em todo o país têm somente até a próxima semana (22) para se inscrever no Concurso de Cartas.

Tema
O tema deste ano é: “Escreva uma carta para as futuras gerações sobre o mundo que você gostaria que elas herdassem”. As inscrições devem ser realizadas pelas escolas que selecionam, entre as redações de seus estudantes, até duas cartas para representá-las.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade