Terça, 21 De Maio De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

TRIBUNA


Avatar

Publicado em 18 de abril de 2024
Por Jornal Do Dia Se


Sergipe
Dados do TRE-SE revelam uma significativa mobilização dos eleitores em todo o estado de Sergipe. Entre 1º de janeiro e 15 de abril, a capital registrou 3.043 novos alistamentos eleitorais, além de 2.673 transferências e 2.312 revisões (alteração de endereço, atualização de estado civil, entre outras atualizações cadastrais).

Socorro
Na 34ª Zona Eleitoral de Socorro, observou-se um número ainda maior de transferências, totalizando 2.916, além de 2.162 alistamentos e 683 revisões. Já a 2ª Zona Eleitoral (Barra dos Coqueiros) contabilizou 635 alistamentos, 2.017 transferências e 199 revisões, mostrando um dinamismo na regularização e grande procura pela transferência de domicílio eleitoral para aquele município.

Itabaiana
Dentre as cidades do interior, Itabaiana se destacou com o maior número de novos alistamentos, totalizando 1.575, seguido de perto por Lagarto (1.457) e São Cristóvão (1.085). Estância e Itabaianinha também mostraram uma alta procura, com 763 e 826 novos registros, respectivamente.

Drogas
Nesta terça-feira (16), o Senado aprovou, em dois turnos, a PEC das Drogas – Proposta de Emenda à Constituição que criminaliza a posse e o porte de qualquer quantidade de droga ilícita. Delegado de polícia há 22 anos, o senador Alessandro Vieira (MDB/SE) se posicionou favoravelmente à PEC.

Usuário
Para Vieira, discutir esse assunto apenas do ponto de vista do usuário, como quer o Supremo Tribunal Federal, em julgamento de ação em andamento na Corte, revela a dificuldade de enxergar o problema como um todo, como o fortalecimento do tráfico e suas consequências decorrentes de eventual descriminalização da posse para uso pessoal.

Hipocrisia
“Tratar apenas do consumo é hipocrisia. É aquela coisa de quem está na varanda de um apartamento, num bairro rico, pensando num cigarrinho de maconha, e não tem que conviver com a boca de fumo na esquina de casa, porque recebe um delivery, que hoje nós temos, infelizmente. Não tem que conviver com a pressão armada do tráfico. Liberar as drogas vai fortalecer a criminalidade, o tráfico e o crime organizado”, evidencia Alessandro.

Milton Coelho
Morreu, na madrugada de quarta-feira (17), o ex-militante de esquerda e ex-preso político Milton Coelho, 82 anos. Ele passou uma semana internado com pneumonia. O corpo do militante político será cremado. Milton Coelho ficou cego por torturas recebidas no quartel do 28º Batalhão de Caçadores, durante uma de suas prisões.

João Daniel
O deputado João Daniel (PT-SE) comentou a morte do militante: “Quero lamentar profundamente a perda de Milton Coelho, um importante quadro da esquerda sergipana que lutou e resistiu contra a Ditadura Militar, tendo sido torturado pelos militares na época. Que a luta de Milton esteja sempre no nosso cotidiano, nos inspirando e nos recordando do seu exemplo de resistência!”.

Depoimento
Na Assembleia, a deputada Linda Brasil (PSol) lembrou trecho do depoimento de Milton Coelho à Comissão Estadual da Verdade, quando declarou: “Até hoje tenho a marca das algemas de ferro nos pulsos, a mão inchou. Saí dali sem visão, passei um mês num hospital de Salvador, depois fui encaminhado para Belo Horizonte onde fiz tratamento, cirurgias. Em 1º de novembro de 1977 fui aposentado por invalidez”.

Empresas
Dados do Indicador de Nascimento de Empresas da Serasa Experian indicaram que, em 2023, foram criadas 3,9 milhões de empresas no país. Dessas, 620.442 apenas no Nordeste. Em Sergipe foram criadas 24.229 empresas, uma redução de 9,6% em relação ao ano anterior.

Sem terra
A vereadora Sonia Meire (PSol) parabenizou o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e seus trabalhadores. O dia 17 de abril é o Dia Internacional da Luta Camponesa e a vereadora destacou o trabalho feito por esse movimento que é o maior da América Latina e que luta diariamente pela Reforma Agrária.

Direito
Segundo Sônia, “essa data foi escolhida exatamente para que a gente nunca possa esquecer o que ocorreu em Eldorado dos Carajás, no governo do PSDB, de Fernando Henrique Cardoso, com o assassinato de 19 trabalhadores sem terra. Essas pessoas estavam lutando pelo direito à terra e pelo alimento que chega até a nossa mesa”.

Quadrilhas
O Sesc lançou inscrições para o Concurso de Quadrilhas Juninas ‘Seu Menino’ – 2024. O concurso é destinado a grupos residentes em Sergipe. A inscrição é online e o link com o formulário está disponível na Bio do Instagram e no site do Sesc Sergipe (sesc-se.com.br/). Os interessados têm até o dia 21para efetivar a inscrição.

Luiz Roberto
Provável candidato do bloco governista a prefeito de Aracaju, o secretário de Infraestrutura do Estado, Luiz Roberto, decidiu antecipar a saída do cargo para agilizar os contatos nos bairros de Aracaju. Vai sair ate o início do próximo mês.

Solidário
O prefeito Edvaldo Nogueira se solidarizou com a deputada estadual Linda Brasil, após a parlamentar denunciar no Plenário da Assembleia Legislativa ter sido novamente ameaçada de morte. Em seu perfil na rede social “X” (antigo Twitter), Edvaldo disse ser inaceitável essa situação.

Apuração
“Quero me solidarizar à deputada estadual Linda Brasil, que, pela terceira vez, foi vítima de ameaça. Não podemos aceitar esta situação. É intolerável qualquer tipo de violência, sobretudo a de gênero. O caso precisa ser elucidado e os responsáveis identificados e punidos pelo crime”, afirmou o prefeito de Aracaju.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade