Terça, 21 De Maio De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

TRIBUNA


Avatar

Publicado em 16 de maio de 2024
Por Jornal Do Dia Se


Contrários
Dirigentes do PCdoB e do PV em Sergipe, que integram a Federação Brasil da Esperança, emitiram nota conjunta em que se manifestam contrários à candidatura da jornalista Candisse Carvalho (PT) à Prefeitura de Aracaju.

Sem unidade
De acordo com a nota, após reunião da sobre a sucessão eleitoral na capital sergipana, onde o Partido dos Trabalhadores apresentou sua pré-candidatura não houve unidade em relação à mesma. “O PCdoB e o PV não reconhecem a referida pré-candidatura com viabilidade eleitoral, nem com o perfil de representar a Frente ampla”, diz a nota.

Densidade
E concluem: “Defendemos uma candidatura que represente a unidade do campo progressista, com profundo vínculo com a disputa de 2026, construindo uma aliança para além dos partidos da Federação Brasil da Esperança, bem como, que tenha densidade eleitoral e representatividade. Uma candidatura que vise o isolamento e a derrota da extrema direita e do bolsonarismo na cidade e no país”.

Assessora
A presidente do diretório municipal do PCdoB é a bancária Ivânia Pereira, que integra a assessoria do ministro da Secretaria-geral da Presidência, Márcio Macêdo, que não participou das discussões para a apresentação da candidatura de Candisse. O ministro disputa com o senador Rogério Carvalho o comando do PT sergipano.

Fundo
O deputado Marcos Oliveira (PL) apresentou requerimento na Assembleia Legislativa questionando quanto se arrecadou do desconto 1% a mais do Fundo de Pobreza aprovado em 2023. “E onde é que está se investindo esses recursos, porque foi em maio do ano passado, que a gente aqui argumentou que aquele 1% era inconstitucional”, discursou.

Fome
Para ele, é necessário saber primeiro quanto, onde estão sendo gastos esses recursos e onde estão sendo investidos, já que Sergipe foi agora taxado como o estado que o povo mais passa fome no país, o estado de maior insegurança alimentar.

Título
“Quase todas as mercadorias que circulam em Sergipe pagam esse imposto, milhões de reais estão sendo arrecadados há mais de ano e a gente ganha o título de estado que mais se passa fome no país. Alguma coisa não está certa, alguma coisa absurda está acontecendo. Quais são as ações que estão sendo feitas? É o Prato do Povo, que funciona até a sexta-feira, num jejum intermitente forçado”, indaga.

Financiamento
Desde ontem (15), as empresas ou entidades cadastradas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para prestar serviço de financiamento coletivo de campanhas nas Eleições Municipais 2024 já estão autorizadas a arrecadar recursos, desde que previamente contratadas por pré-candidatos ou partidos políticos.

Vaquinha
A prática, também conhecida como crowdfunding ou “vaquinha virtual”, já está sendo utilizada como opção de financiamento de campanha pela quarta vez no processo eleitoral brasileiro. Ela foi instituída pela reforma eleitoral de 2017, sendo utilizada nas Eleições Gerais de 2018 e de 2022 e no pleito municipal de 2020.

Empresas
Até o momento, o TSE já aprovou o cadastro de sete empresas habilitadas a prestar esse serviço com foco nas Eleições 2024. Outras duas instituições aguardam análise do Tribunal. As entidades que tenham interesse nessa prestação de serviços poderão solicitar a habilitação na página do Tribunal na internet, mediante o preenchimento de formulário eletrônico.

Mulheres
O Grupo Gambiarra e o Instituto SER criaram a “Rede Sergipana de Mulheres Empreendedoras – Programa de formação para líderes empreendedoras”. A princípio, o programa irá trabalhar com 20 mulheres que serão replicadoras de todo o processo para outras empreendedoras, fortalecendo negócios femininos e da Economia Criativa.

Seleção
Neste início, será realizado um processo seletivo para a participação. O processo será lançado na sexta-feira (17), juntamente ao site (www.redesergipanaempreendedora.com.br). As inscrições ocorrerão no período de 17 a 31 de maio e os resultados ficarão disponíveis no dia 13 de junho. O recurso é proveniente do Ministério da Cultura, através de emenda parlamentar do senador Alessandro Vieira (PSDB).

Cerimonial
O chefe do Cerimonial da Prefeitura de Aracaju e relações públicas Amauri dos Santos é o mais novo Acadêmico Correspondente da Academia Argentina de Cerimonial (AAC). Junto a outros cinco novos membros, ele tomou posse durante sessão virtual conjunta das Academias Brasileira e Argentina de Cerimonial realizada na noite de terça-feira, (14).

Yandra
Na próxima sexta-feira (17), acontece o lançamento da pré-candidatura da deputada federal Yandra Moura à prefeitura de Aracaju. O evento será no Colégio Bom Pastor, no Bairro 18 do Forte, e também marca o lançamento oficial das 162 pré-candidaturas a vereador dos partidos que apóiam a candidatura – União Brasil, Podemos, PRD, Mobiliza, DC e Avante.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade