Sábado, 20 De Julho De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade Publicidade

Tribuna 28-04-23


Publicado em 28 de abril de 2023
Por Jornal Do Dia Se


Consórcio
Nesta sexta-feira, o governador Fábio Mitidieri participa da Assembleia Geral do Consórcio Nordeste, em João Pessoa (PB). A reunião terá por objetivo discutir temas para a região, a exemplo dos investimentos em energias renováveis, abastecimento de água e participação dos estados na construção do Plano Plurianual (PPA) do governo federal.

Outros temas
Também estarão em discussão a reorganização do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad) e das Câmaras Temáticas e parcerias com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome para a construção de cisternas na região.

Cooperação
Um Termo de Cooperação entre o Consórcio Nordeste e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e a apresentação do Banco do Brasil para a propositura de parcerias com o Consórcio também estão em pauta.

Reforma
Antes, às 9h da sexta-feira, Fábio e os demais governadores do Nordeste participarão de uma reunião para debater o projeto da reforma da tributária que tramita no Congresso Nacional. Terá a participação do relator do projeto, deputado federal Aguinaldo Ribeiro.

Energia
Já no final de semana o governador, acompanhado do vice Zezinho Sobral (PDT), irá aos Estados Unidos para participar de um congresso sobre energia em Houston/Texas. O evento ocorrerá entre os dias 1º e 4 de maio, com as presenças de importantes personalidades da indústria de petróleo, gás e energia.

Jeferson
Com a viagem de Fábio e Zezinho, assume o governo no período o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Jeferson Andrade (PSD). É praxe no estado que um novo presidente do Legislativo seja governador por alguns dias. A transmissão do cargo será no sábado, às 8h30, no Palácio de Despachos.

#MST
Após o anúncio da criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar as atividades do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), as redes sociais foram tomadas por manifestações virtuais de apoio ao movimento nesta quinta-feira (27), identificadas com a hashtag #ToComMST.

Importância
Os internautas ressaltaram a importância dos avanços promovidos pelo mesmo, como a democratização da produção e distribuição de alimentos, a luta pela Reforma Agrária e o desenvolvimento de Cooperativas e agroindústrias no país, entre outros.

Compartilha
O deputado federal João Daniel (PT), um dos líderes do MST sergipano, é um dos parlamentares que vem compartilhando a hashtag.

08/01
Do senador Alessandro Vieira (PSDB) sobre a CPMI Mista para investigar o ataque às sedes dos três Poderes, em 8 de janeiro: “É preciso defender a democracia! Os atos antidemocráticos ocorridos em 8 de janeiro em Brasília foram uma clara tentativa de golpe de estado e é nosso dever investigar e punir os responsáveis”.

Nova escola
O prefeito Edvaldo Nogueira entrega à população aracajuana, nesta sexta-feira (28), a Escola Municipal de Educação Infantil Irmãos Mirella e Marcell Moura, edificada pela Prefeitura de Aracaju no conjunto Augusto Franco. Com esta nova unidade de ensino da rede, a administração municipal amplia a oferta de vagas em creche e pré-escola no bairro Farolândia e adjacências.

Segurança
A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados realiza audiência pública na próxima terça-feira (2) para discutir as políticas de prevenção e repressão da violência em escolas. O debate será no plenário 6, às 9 horas.

Ataques
A deputada Delegada Katarina (PSD-SE), que pediu a audiência, disse que é de conhecimento amplo os recentes ataques aos alunos, professores e funcionários em instituições de ensino por todo o país, em especial os ocorridos recentemente em Santa Catarina, São Paulo e Goiás.

Convidados
Para a Delegada Katarina, “é imprescindível a oitiva de representantes de diversas entidades, públicas e privadas, de modo sejam expostos no âmbito desta comissão a realidade nas escolas, envolvendo os representantes direto das instituições de ensino, as políticas existentes”.

Medidas
A deputada também quer esclarecimentos sobre as medidas que estão sendo adotadas pelo poder público e representantes de redes sociais “por ser este o maior meio de disseminação e incentivo ao cometimento de crimes”.

Danielle
A delegada Danielle Garcia, secretária de Política para as Mulheres, confirmou que já tratou da sucessão em Aracaju com o governador Fábio Mitidieri. Disse que recebeu a liberdade para definir qual caminho seguir.

Acordo
Segundo Daniellle, ele respondeu que não teria problema nenhum se ela quiser ser candidata, mas que o tem um acordo pessoal com o prefeito Edvaldo Nogueira (PDT), que seria o responsável pela apresentação do candidato do grupo.

Liderança
“Não combinamos que eu seguiria qualquer orientação para a eleição de 2024. Tanto é que o governador, que hoje é a minha liderança política, me deixou livre se eu quiser ser candidata a prefeita. Eu não tenho acordo com Edvaldo”, garantiu Danielle Garcia.

LDO
O Governo de Sergipe enviou para a Assembleia Legislativa o Projeto de Lei que trata sobre as diretrizes orçamentárias (LDO), que tem o objetivo de orientar a elaboração dos orçamentos fiscais, da seguridade social e de investimentos do Poder Público para o próximo ano.

Funcionalismo
O deputado estadual Georgeo Passos (Cidadania) disse que fez análises iniciais da matéria e que sentiu falta de uma maior valorização do funcionalismo público. A razão disso é o fato de o Governo não ter incluído nas metas e prioridades temas como a melhoria nas condições de trabalho.

Renúncia de vereador
A população de Cristinápolis foi surpreendida, nesta quinta- feira (27), com uma Carta de Renúncia apresentada pelo vereador Jorge Ícaro de Santana Hora (PV), ao presidente da Câmara Municipal do município, vereador Adelmo Gonçalo (PP).
Na carta de renuncia, Ícaro (foto) diz que “de forma livre, espontânea, expressa, irrevogável e irretratável [pede] a renúncia ao mandato de vereador” e explica que as razões foram “de cunho estritamente pessoal e profissional”.
Ícaro Hora foi eleito em 2020 com 449 votos, sendo o quarto mais votado. A vaga dele passa a ser de Magno Helázaro, conhecido como Miminho.
Com essa renúncia, o prefeito Sandro de Jesus pode recuperar a maioria no legislativo.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade Publicidade