Domingo, 23 De Junho De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

TRIBUNA


Publicado em 07 de junho de 2024
Por Jornal Do Dia Se


Candisse
A candidatura da jornalista Candisse Carvalho (PT) à Prefeitura de Aracaju será lançada nesta sexta-feira (7), às 18 horas, no Cotinguiba Esporte Clube. Terá a participação do senador Rogério Carvalho, dirigentes do partido de todo o estado e representantes da direção nacional do PT.

Núcleo agrário
O deputado federal João Daniel (PT) comandou ontem uma reunião do Núcleo Agrário da Bancada do PT na Câmara para debater a “Privatização das praias: a PEC dos Ricos”. Representantes da Comissão Pastoral da Pesca fizeram um apelo ao Parlamento para não aprovar a PEC 03/2022, que chamaram de “PEC da morte”.

Presentes
Participaram Andréia Rocha, do Conselho Nacional da Pastoral dos Pescadores, apresentou uma Nota Pública assinada por três entidades nacionais: Articulação Nacional das Pescadoras (ANP), Conselho Pastoral dos Pescadores (CPP); e o Movimento dos Pescadores e Pescadoras Artesanais (MPP).

Mangues
As entidades destacaram que os terrenos de marinha englobam áreas de manguezal, restinga e apicum, importantíssimas para a biodiversidade e proteção ambiental, que “representam fonte de vida para as famílias de pescadores que tiram dali seu sustento e oportunidades de trabalho, alimento e lazer”.

Proteção
Para João Daniel, “os terrenos de marinha representam proteção para territórios tradicionais, que por sua vez também protegem esses territórios contra o avanço de empreendimentos e da ocupação predatória dos investimentos privados, em praias, rios e lagoas, que criam situações como o trágico episódio das enchentes no estado do Rio Grande do Sul”.

Relator
O deputado federal Rodrigo Valadares (União-SE) foi designado como relator do Projeto de Lei da Anistia, que busca conceder anistia aos presos dos atos de 8 de janeiro de 2023. O anúncio foi feito pela presidente da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ), deputada Caroline De Toni (PL-SC), nesta quarta-feira, 05.

Propostas
O parlamentar, vice-líder da minoria, será responsável por analisar sete propostas que tramitam na Câmara dos Deputados relacionadas ao tema. A proposta mais antiga (PL 2858/2022), de autoria do ex-deputado Major Vitor Hugo (PL-GO), prevê anistia para quem participou das manifestações ocorridas em 30 de outubro de 2022, após o anúncio do resultado da eleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Chocado
Do senador Rogério Carvalho (PT), nas redes sociais: “Fico chocado com a coragem de alguns parlamentares de defender que os trabalhadores devem ser subjugados aos patrões, como se fossem donos dos empregados. Isso é um grande retrocesso, patrocinado por pessoas que ocupam vagas no Congresso Nacional”.

Emenda
Para o senador, a “emenda aprovada na Comissão de Constituição e Justiça distorce a relação de igualdade entre empregado e empregador, estabelecida pela Constituição, e é um desrespeito que remete ao período da escravidão”.

Patrocínios
O presidente do Banese, Marco Antônio Queiroz, será convidado pela Assembleia Legislativa para prestar esclarecimentos sobre a política adotada pelo banco estatal para fornecer patrocínios em eventos. O requerimento é de autoria do deputado estadual Georgeo Passos (Cidadania) e será votado ainda no Parlamento.

Critérios
Georgeo quer que o gestor explique quais são os critérios e razões utilizados para que um evento receba o patrocínio enquanto outros não. Isso porque a tradicional Festa dos Caminhoneiros de Itabaiana, que acontecerá na próxima semana, este ano não contará com o apoio financeiro do banco.

Oposição
“É uma festa que está no calendário de eventos de Sergipe, mas que, nesta edição, não tem a ajuda do Banese. Curiosamente, Itabaiana tem na prefeitura uma gestão que não é de aliados do atual Governo. Por acaso, isso está sendo levado em consideração para que não se patrocine?”, questionou o deputado.

Sem orçamento
A justificativa para essa decisão do banco seria a falta de orçamento disponível para investir no evento itabaianense. Georgeo quer que o atual gestor do banco esclareça melhor não somente em relação a essa negativa, principalmente para não deixar dúvidas sobre a lisura desse processo.

Eleitores
O Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE) informa que, concluído o período de reforma, a Central de Atendimento ao eleitor de Aracaju voltou a funcionar na rua Itabaiana, nº 580, local que também acomoda os Cartórios da 1ª, 2ª e 27ª Zonas Eleitorais.

Desativada
Os eleitores que precisarem de atendimento devem direcionar-se à central, cujo horário de funcionamento é das 7 às 13h. A central de atendimento provisória, que estava funcionando complexo desportivo do SESI, já está desativada.

Agrese
O governador Fábio Mitidieri recebeu nesta quinta-feira (6) o diretor-presidente da Agrese, Luiz Hamilton, para a assinatura do edital do concurso público de preenchimento de vagas da agência, que será publicado nesta sexta-feira (7), no Diário Oficial do Estado.

Vagas
Serão seis vagas para o concurso da Agrese: uma de nível médio, para o cargo de analista administrativo e financeiro; e cinco de nível superior, para o cargo de analista de regulação.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade