Tribuna
Publicado em 01 de fevereiro de 2022
Por Jornal Do Dia Se
Adiada
A reunião que dirigentes dos partidos que integram o bloco governista e os pré-candidatos a governador teriam nesta segunda-feira com o governador Belivaldo Chagas para tentar avançar na definição do candidato teve que ser adiada para a próxima semana. É que o deputado federal Fábio Mitidieri (PSD) testou positivo para a covid-19. Participariam também o prefeito Edvaldo Nogueira (PDT), o deputado federal Laércio Oliveira (PP), o conselheiro do TCE Ulices Andrade, o ex-governador Jackson Barreto e o ex-deputado federal André Moura.
Cirurgia
O presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, deputado Luciano Bispo (MDB), entra de licença médica a partir desta sexta-feira, 04 de fevereiro, para uma cirurgia em São Paulo, devido ao diagnóstico de ‘Neurinoma do acústico’. Quem assume pelo período de 30 dias é o vice-presidente da Alese, deputado Francisco Gualberto (PT). Durante os últimos exames realizados no início deste ano pelo presidente foi diagnosticado um ‘Neurinoma do Acústico’, um tumor benigno localizado na parte do ouvido interno e que pode gerar tonturas ou vertigens, além de atingir também a audição.
Prazo
O tratamento para o pleno restabelecimento do parlamentar será através do procedimento médico denominado ‘microcirurgia para tumor intracraniano com monitorização neurofisiológica intraoperatória’. O deputado Luciano Bispo após a cirurgia, no dia 08 de fevereiro, ficará internado por cinco dias no hospital Sírio-Libanês, depois por mais cinco em um hotel e, assim que liberado retorna para Sergipe onde permanecerá em repouso até o final da licença médica.
Justiça
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) realiza nesta terça-feira (1º), às 19h, de maneira virtual, a sessão de abertura do Ano Judiciário de 2022. A sessão será transmitida ao vivo pelo canal oficial do TSE no YouTube e pela TV Justiça. A partir de terça-feira, os prazos dos processos em tramitação na Corte Eleitoral, que ficaram suspensos durante o recesso forense, voltam a vigorar normalmente. A Secretaria do Tribunal volta a funcionar de segunda a sexta-feira, das 11h às 19h.
Virtual
Diante do recente aumento da curva de contágio da covid-19 no Distrito Federal, especialmente com o avanço da variante Ômicron e em razão da urgente necessidade de estabelecer medidas sanitárias para a contenção da variante do novo coronavírus, o presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, decidiu adiar a retomada das atividades presenciais no Tribunal, ate? o restabelecimento de condição epidemiológica mais favorável.
Defensoria
A Defensoria Pública do Estado de Sergipe emitiu Portaria nº 37/2022, suspendendo o atendimento presencial nas unidades dos Fóruns e Juizados da Capital e Interior no período de 31 de janeiro a 6 de março. A medida foi tomada em atendimento a uma determinação do Tribunal de Justiça e, em virtude do rápido crescimento de casos de Covid19, principalmente da cepa Ômicron.
Atendimento
O atendimento aos usuários será feito em regime remoto, ou seja, por telefone. Somente a Central de Atendimento Defensora Diva Costa Lima, localizada na Avenida Ministro Geraldo Barreto Sobral nº1436, no Bairro Jardins, continuará atendendo presencialmente. Nas unidades da Defensoria Pública da capital, o atendimento é das 7h às 13h e no interior do Estado das 8h às 14h. Os telefones estão disponíveis no site: defensoria.se.def.br.
Vacina
A partir desta terça-feira (1º), a Justiça Federal em Sergipe (JFSE) passa a exigir comprovação de vacinação para acesso aos seus prédios. A medida consta na Portaria n. 05/2022, emitida pela Direção do Foro, que dispõe sobre os procedimentos de prevenção ao novo coronavírus (SARS-CoV-2), bem como sobre as atividades presenciais de perícias, audiências e atendimento no âmbito da instituição.
Original
O acesso aos fóruns se dará mediante comprovação com documento original de vacinação, cópia ou foto no telefone celular; ou ainda com a apresentação do certificado de vacinação emitido via aplicativo de celular ConecteSUS, do Ministério da Saúde, ou outro aplicativo disponibilizado pelo sistema público de saúde. No caso de pessoas não vacinadas, deve ser apresentado teste RT-PCR ou de antígeno não reagente para Covid-19 realizado nas últimas 72h.
Praia Limpa
No último fim de semana, devido à chegada de plantas aquáticas às faixas de areia de praias da capital sergipana, a Prefeitura de Aracaju ampliou o número de equipes que executam a limpeza dessas áreas e intensificou os trabalhos na região litorânea. Este serviço, realizado pela Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), já resultou no recolhimento de quase 40 toneladas de sargaço, nos últimos dois dias, como destaca o diretor de operações do órgão, Bruno Moraes. Desde março de 2020 a Prefeitura de Aracaju administra toda a faixa litorânea da capital e assegura a devida manutenção e conservação de toda essa região.
Trans
Debater a necessidade de ampliar o debate sobre empregabilidade LGBTQIA+, tendo em vista a grande exclusão dessas pessoas no mercado de trabalho por conta de sua orientação sexual e identidade de gênero. Com esse objetivo, acontece até esta segunda-feira (31), em Aracaju, o Seminário “Formação e Empregabilidade LGBT: Combater a LGBTfobia e promover inclusão no trabalho”.
João Daniel
Realizado pela Astra LGBT, o Seminário tem apoio do mandato do deputado federal João Daniel (PT), responsável pela destinação da emenda parlamentar, no valor de R$ 200 mil para a execução do projeto Inclusão Arco-íris, que inclui o evento. “Todos os anos temos colocado emenda parlamentar, em convênio com a Astra, para a realização de ações que incluam a população LGBTQIA+ e esta, especificamente, uma emenda de 2020 executada agora, tem como objetivo a capacitação e fortalecimento das ações institucionais para a inclusão dessas pessoas no mercado de trabalho, promovendo a cidadania, formação e qualificação “, destacou João Daniel.
Presenciais
Na próxima quarta-feira (2), a Câmara Municipal de Aracaju retoma as Sessões Ordinárias totalmente presenciais, após o período de recesso. As atividades parlamentares dentro do Plenário seguirão o horário regimental, iniciando às 9h da manhã, na terça, quarta e quinta-feira. Devido ao aumento de casos de gripe, da Covid-19 e suas variantes, as sessões estão restritas apenas aos parlamentares e assessores, sendo vedada a presença do público.