Quinta, 10 De Outubro De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

TRIBUNA


Publicado em 15 de agosto de 2024
Por Jornal Do Dia Se


Registros
Termina, nesta quinta-feira (15), o prazo para que os partidos políticos apresentem à Justiça Eleitoral os registros de candidatas e de candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito ou vereador nas Eleições Municipais de 2024. O 1º turno do pleito vai ocorrer no dia 6 de outubro e o 2º turno no dia 27 do mesmo mês, onde for necessário.

Atas
Até a terça-feira (13), vários candidatos ainda não tinham registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) as atas das convenções partidárias com homologações das candidaturas majoritárias e proporcionais.

Pedidos
Em Aracaju, cinco dos sete candidatos a prefeito registraram chapa até esta terça: Candisse (PT)/Professora Rosangela (PT); Danielle (MDB)/Professor Ayslan (MDB); Emília Corrêa (PL)/Ricardo Marques (Cidadania); Luiz Roberto (PDT)/Fabiano Oliveira (PP); e Yandra Moura (União)/Belivaldo Chagas (Podemos). Faltam registrar Niully Campos (Psol)/Alex Pedrão (Psol); e Zé Paulo (Novo)/ Lânia Barboza (Novo).

Assédio
Nesta quinta-feira (15), será realizada a assinatura do Pacto contra o Assédio, Discriminação e Trabalho infantil nas Eleições 2024. A iniciativa envolve o TRE-SE, MPT-SE, TRT20, MPF, MPSE, Auditoria-Fiscal do Trabalho e OAB-SE.

Convidados
Foram convidados gestores municipais e representantes de partidos políticos. O objetivo é alertar a sociedade sobre o assédio eleitoral e garantir a proteção dos direitos de trabalhadores e trabalhadoras, diante das possíveis ilegalidades cometidas no período de eleições. A solenidade começa às 9h, no auditório do TRE-SE, em Aracaju.

Agosto Lilás
Em alusão à campanha Agosto Lilás e como forma de conscientizar a população acerca do combate à violência contra a mulher, a Patrulha Maria da Penha (PMP) da Guarda Municipal de Aracaju (GMA), em parceria com o RioMar Shopping Aracaju, promove a campanha ‘Você não está sozinha – escute, acolha e denuncie

Atendimento
De 15 a 17 de agosto o órgão municipal irá oferecer atendimento ao público no primeiro piso do centro comercial, ao lado da Pague Menos, das 10h às 22h.

Emília
A candidata a prefeita de Aracaju, Emília Corrêa (PL), já definiu a largada da sua campanha eleitoral nesta quinta-feira (16), quando inicia a realização de comícios, distribuição de material gráfico, caminhadas, carreatas, entre outros atos de campanha eleitoral. Fará a I Caminhada “Juntos por uma Nova Aracaju”, com saída às 16h, da Praça dos Mercados.

Audiências
A deputada estadual Linda Brasil (Psol), líder da oposição, cobrou ao governo do estado que realize as audiências públicas referentes à Lei Orçamentária Anual (LOA) para o ano de 2025 de forma transparente. A deputada lembrou que, desde o ano passado, ela cobra transparência da gestão estadual no que diz respeito às audiências para que o povo participe, de fato, do planejamento e da execução da LOA para o exercício 2025.’.

Virtual
Linda falou ainda sobre o anúncio de uma possível audiência pública virtual, ponderando que é necessário que, de fato, haja a participação social. “É crucial que não se repitam os erros do ano passado, onde a participação popular era meramente simbólica, e as pessoas participavam apenas como ouvintes, sem a oportunidade de um diálogo efetivo e sem permitir instrumentos de contribuição”, analisa a deputada.

Acesso
Para a deputada, “a problemática das audiências públicas virtuais é motivo de muitas críticas pelos estudiosos da área de democracia, participação e deliberação, pois em reuniões virtuais, não são todas as pessoas que têm acesso à internet com qualidade o suficiente para participarem de chamadas de vídeos e longas apresentações, bem como a dispositivos que suportem o formato de reunião virtual”.

Em vão
A candidata Yandra Moura (União) fez grande festa, terça-feira, para receber a adesão da candidata a vereadora Luciana Déda (PSB), cujo partido apoia a candidatura de Luiz Roberto (PDT). Um detalhe: como nunca foi candidata, ninguém sabe o potencial de votos de Luciana possa vir a receber.

Pesquisa
A empresa CTAS foi condenada pela Justiça Eleitoral a pagar multa de R$ 53 mil por realização de pesquisa fraudulenta para prefeito de Lagarto, dando a candidata Rafaela Ribeiro (Republicanos), sobrinha do deputado federal Gustinho Ribeiro (Republicanos) bem à frente dos demais candidatos.

Razão
Na decisão, foi destacado que a pesquisa SE-03068/2024 apresentou ausência de número de eleitoras e eleitores entrevistados em cada bairro, além de não apresentar o relatório completo com os resultados da pesquisa. Assim como inconsistências na indicação dos percentuais relativos ao nível econômico dos entrevistados e ausência de arquivo com assinatura digital do estatístico responsável pela pesquisa.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade