Sábado, 18 De Janeiro De 2025
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Tribunal de Justiça instala comarca de Indiaroba


Publicado em 11 de outubro de 2014
Por Jornal Do Dia


O presidente do TJ, desembargador Cláudio Déda, discursa durante a inauguração

O presidente do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE), desembargador Cláudio Déda, instalou ontem, 10, a Comarca de Indiaroba. A elevação de Indiaroba à Comarca, antes Distrito da Comarca de Umbaúba, é resultado das alterações do Código de Organização Judiciária do Estado de Sergipe, modificado pela Lei Complementar 244, de 2 julho de 2014. Com a elevação, Santa Luzia do Itanhy passa a ser Distrito de Indiaroba e não mais de Umbaúba. As próximas instalações serão da Comarca de Malhador (20/10) e da nova 2ª Vara da Comarca de Simão Dias (24/10).

"Visando uma maior rapidez no atendimento ao público, fizemos um estudo para levantar os lugares que necessitavam de um desmembramento. Examinando o movimento forense, observamos que em Indiaroba os feitos estavam crescendo e os processos se acumulando. Agora, só pedimos aos magistrados que imprimam um novo ritmo, o que não era possível com uma demanda com mais de cinco mil processos", explicou o presidente do TJSE.

Conforme a juíza Karyna Marroquim, titular da nova Comarca, atualmente existem cerca de 1.200 processos em andamento em Indiaroba e mais 800 em Santa Luzia. "Tínhamos um estoque processual que realmente comportava um desmembramento. Indiaroba agora terá um Juiz que poderá se dedicar ao dia a dia da Comarca e ao seu Distrito de Santa Luzia e Umbaúba também receberá uma atenção maior. Então, estamos todos muito felizes e agradecidos com a iniciativa da Presidência", ressaltou a magistrada.
Vários advogados acompanharam a instalação da Comarca e disseram que a mudança atende a um pleito da categoria. "No ano passado, tivemos algumas reuniões com o Tribunal, com Juízes da Comarca, Promotores, muitos advogados e até prefeitos para que Indiaroba passasse a ser Comarca. Agora, o Tribunal de Justiça está de parabéns por ter decidido dessa forma. Isso vai dar celeridade e trazer benefícios para comunidade local", disse o advogado Euri Cardoso.

O presidente do TJSE também lembrou que as alterações no Código de Organização Judiciária fazem parte de uma política de valorização do 1º grau. "Começamos com a nova divisão judiciária, depois com a convocação de novos servidores, mais máquinas, sistema de áudio e vídeo para as audiências, novos veículos em determinadas regiões e um pequeno reajuste no salário de servidores. Isso tudo é feito com muita dificuldade, porque temos um orçamento apertado, mas estamos investindo com muita responsabilidade no que dá resultado", explicou o desembargador Cláudio Déda.
A corregedora geral de Justiça, desembargadora Suzana Carvalho, acompanhou a instalação da Comarca de Indiaroba e elogiou as mudanças, dizendo que, assim, a Justiça presta um serviço mais eficiente e ágil para a sociedade. "Estou feliz porque essa é a nossa meta. E o objetivo maior da Corregedoria é acompanhar os Juízes, não os corrigindo, mas apoiando, orientando e socorrendo no que podemos lançar mão para melhor servir aos magistrados e à população", enfatizou a corregedora.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade