Sábado, 20 De Abril De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

UFS se mobiliza para obter do MEC pólo de engenharia


Avatar

Publicado em 29 de maio de 2012
Por Jornal Do Dia


A Universidade Federal de Sergipe (UFS) está tentando trazer para o Estado o polo de engenharia, com o objetivo de ampliar a qualificação profissional dos estudantes sergipanos, e de gerar tecnologia para nosso Estado. De acordo com o reitor Josué Modesto dos Passos Subrinho, apesar de o Ministério da Educação (MEC) ainda não ter definido se Sergipe será contemplado com um novo campus, a universidade já está realizando mobilizações, dentre elas a apresentação de um projeto que identifica o Estado como um espaço propício para a construção do polo.
O programa do MEC que propõe a construção de um campus de fomento aos cursos de engenharia ainda não foi apresentado, porém há uma expectativa para a contemplação do nosso Estado, afirmou o reitor, com base em estudo da Fundação Getúlio Vargas realizado recentemente, que demonstrou que Sergipe está entre os Estados do Nordeste que obteve o maior crescimento econômico dos últimos oito anos.
 Isso quer dizer que, já que nossa economia responde ao crescimento industrial, precisamos gerar tecnologia e pessoal especializado nessas áreas, completou Josué.

Cursos – O novo campus da UFS, além de ofertar os cursos das engenharias mecânica, elétrica, civil, física, química, de energia, de produção, de materiais e de bioprocesso e biotecnologia, também irá oferecer um parque de ciência e tecnologia. A finalidade é aglomerar indústrias com tecnologia de ponta e proporcionar experiência aos estudantes do polo.
O reitor da UFS informou ainda que a princípio já existia um município determinado para a construção do polo regional, contudo posteriormente outros locais apresentaram sua candidatura. Inicialmente escolhemos Estância para sediar o campus por ela ter uma vocação industrial. Porém, com a divulgação da apresentação de nosso projeto ao MEC, outros municípios começaram a pleitear e apresentar condições de edificação do polo. Inicialmente tivemos o pleito de Capela, e posteriormente o de Socorro, comentou.
Os critérios que o MEC utiliza para selecionar o local onde será abrigado o campus devem preencher alguns pré-requisitos, entre eles ter mais de 50.000 habitantes, verificar se há demanda na região, e disponibilizar área para a construção do campus.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade