A secretária da Saúde, Waneska Barbosa.
Vacinação ajuda na redução de 82% de novos casos de covid
Publicado em 09 de abril de 2022
Por Jornal Do Dia Se
A celeridade da campanha de imunização contra a covid-19 na capital sergipana, realizada pela Prefeitura de Aracaju, e que já atingiu mais de 91% da população, tem proporcionado a redução gradativa dos índices de pessoas internadas e de mortes provocadas pela doença na cidade, e isso possibilitou à gestão municipal flexibilizar medidas de prevenção, a exemplo do uso facultativo das máscaras e da ampliação do número máximo de pessoas em eventos.
Nas últimas semanas, a redução dos casos de covid-19 tem apresentado resultados ainda mais significativos, com queda de 75% no número de novos diagnósticos positivos na segunda semana de março e de 82% na penúltima semana do mês passado, além da redução de 27% no número de internamentos diários provocados pelo vírus, o que coloca Aracaju em posição de destaque, do ponto de vista do controle da pandemia, como explica a secretária municipal de Saúde, Waneska Barbosa.
“Nós fazemos uma análise semanalmente e a gente observa uma queda no número de casos, assim como temos observado queda no número de pessoas internadas, e na positividade dos exames. No início de janeiro, no pico da pandemia, chegamos a atingir 82% dos exames positivos e atualmente a gente tem uma taxa em torno de 1,4%. Esse conjunto de dados demonstra que esse era um momento que nós poderíamos flexibilizar o uso da máscara, por exemplo”, comentou.
Para esses resultados, contribui de modo significativo o trabalho diuturno da Prefeitura de Aracaju no combate à doença, que vai desde as restrições e medidas sanitárias adotadas desde o início da pandemia, até a campanha intensiva de vacinação, com oferta do imunizantes em drive-thru, nas UBSs, no carro da vacina, em escolas municipais e estaduais, em locais fixos e toda a divulgação e campanha de conscientização executada pelo Município sobre a importância da vacinação para a população.
A secretária municipal de Saúde enfatiza como a vacinação foi importante para que a capital sergipana alcançasse uma situação de estabilidade e em seguida de queda no número de casos da doença e como isso fez com que as internações e mortes provocadas pela covid diminuíssem ao longo das últimas semanas na cidade. Segundo ela, “todos os imunizantes que foram disponibilizados têm eficácia, segurança e impacto no controle da pandemia” e, por isso, “é necessário que cada um entenda e faça sua parte, cobrando dos seus parceiros a vacinação”.