As vendas no comércio varejista de Aracaju devem crescer em torno de 8% a 10% agora em dezembro em comparação ao mesmo período do ano passado. A previsão otimista é do presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Samuel Schuster. Nesta entrevista ele lamenta a demora da Prefeitura em instalar a decoração natalina na cidade e diz acreditar que o prefeito eleito João Alves Filho (DEM) vai criar a Secretaria Municipal do Comércio.
JORNAL DO DIA – Os primeiros 10 meses deste ano foram bons para o comércio sergipano?
SAMUEL SCHUSTER – Não podemos dizer que o resultado desses 10 meses foi bom porque as vendas foram inferiores às registradas no mesmo período de 2011. Além disso, durante todo este ano ocorreu um aumento considerável da inadimplência, apesar de a inflação está controlada e a economia apresentando bons resultados. Acreditamos que o principal motivo para o crescimento da inadimplência é o cartão de crédito, que cobra mais de 17% de juros ao mês.
JD – Os comerciantes estão otimistas com as vendas para este final de ano?
SS – Naturalmente. É preciso ressaltar que nos meses de novembro e dezembro a inadimplência diminui de forma considerável porque o consumidor aproveita o 13º para pagar o que deve visando limpar o nome na praça e fazer novas compras a prazo. Quanto às vendas, a nossa expectativa é que elas aumentem em torno de 8% a 10% se comparadas com as do mesmo período de 2011. Isso acontece porque todo mundo compra presentes no período natalino.
JD – O senhor acredita que a prefeitura soluciona a questão do estacionamento no centro comercial antes do Natal?
SS – A situação é complicada porque até agora o prefeito Edvaldo Nogueira não cumpriu o que acertou co a CDL sobre o estacionamento no centro da cidade. Ele nos garantiu que se até o final de outubro a SMTT não terminasse o projeto do estacionamento para o centro tudo voltaria ao que era antes, ou seja, suspendia a proibição de estacionar em várias ruas, a exemplo de Itabaininha, Capela e Itabaiana. Já estamos quase na metade de novembro e a proibição continua, para desespero dos comerciantes que apostam nas vendas do final de ano para se capitalizar. O que nos preocupa é que no início deste mês os empresários pediram uma audiência ao prefeito e até agora ele não deu qualquer resposta. Foi por isso que os comerciantes do centro fizeram um ato de protesto contra a proibição do estacionamento na área central da cidade.
JD – E a prefeitura já informou à CDL sobre a decoração natalina?
SS – Esta é outra preocupação nossa, pois até o momento ninguém falou nada sobre a decoração natalina e o Réveillon. Acho que nem a imprensa está sabendo nada sobre isso. Estamos estranhando esse silêncio da prefeitura até porque, desde que assumiu, o prefeito Edvaldo Nogueira sempre antecipou a decoração natalina do centro da cidade e promoveu grandes Réveillons. Da nossa parte, estamos esperando um comunicado da prefeitura.
JD – Até que pondo a decoração natalina estimula as vendas do varejo?
SS – Estimula muito. A decoração atrai as pessoas, que terminam entrando nas lojas, gostando das promoções e comprando os presentes para a família.
JD – As lojas já estão fazendo contratações temporárias?
SS – Já estão contratando sim. Desde o começo deste mês que as lojas estão treinando os novos empregados para as vendas do final de ano. O comércio já está vivendo o espírito de Natal, embora a cidade ainda não esteja decorada.
JD – Tem sido satisfatório o esquema especial de segurança para oferecer maior tranquilidade ao comércio aracajuano?
SS – Houve sim uma melhora. Não melhorou ainda mais porque, pelo que ficamos sabendo, o número de policiais militares é insuficiente para cobrir todo o estado. Portanto, o comando da Polícia tem feito o que pode para aumentar o policiamento em áreas mais movimentadas, como o centro da cidade, bairro 13 de Julho, regiões dos shoppings e o bairro Siqueira Campos. Não está melhor porque falta contingente, mas podemos afirmar que tem havido esforço da Secretaria da Segurança Pública para combater a violência e oferecer tranquilidade a quem frequenta o comércio.
JD – O senhor acredita que o prefeito eleito de Aracaju, João Alves Filho (DEM), vai criar uma secretaria direcionada para o comércio da capital?
SS – O prefeito eleito João Alves Filho sempre foi muito bem relacionado com a classe produtora sergipana. A criação de uma Secretaria do Comércio foi reivindicada pela CDL a todos os candidatos por entender que os empresários varejistas precisam desse apoio do poder público. Além disso, situações relacionadas a estacionamento no centro da cidade poderiam muito bem ser resolvidas pelo secretário. Pessoalmente, eu acredito que o prefeito João Ales Filho vai criar a Secretaria Municipal do Comércio.


