Aspecto na reunião na Câmara com os movimentos sociais (Divulgação)
Vereador Camilo reúne comissão para pautar a derrubada do veto da prefeita Emília
Publicado em 19 de fevereiro de 2025
Por Jornal Do Dia Se
Na manhã desta terça-feira (18), o vereador Camilo Daniel reuniu representantes da sociedade civil organizada e comissão de ex-rodoviários para conversar com presidente da Câmara Municipal de Vereadores Ricardo Vasconcelos sobre o veto da Prefeita Emília ao Projeto de Lei n° 142/2024 e quando será pautado em plenário para votação.
O projeto tem como objetivo condicionar o pagamento de subsídios às empresas de transporte público ao cumprimento de pendências trabalhistas e previdenciárias, além de garantir condições mínimas de segurança e conforto à frota que circula pela cidade.
Na prática, o projeto busca melhorar o sistema de transporte – uma reclamação constante dos passageiros – e assegurar dignidade aos rodoviários, muitos dos quais têm salários atrasados ou não receberam direitos trabalhistas após deixarem as empresas. De autoria de Camilo Daniel, o PL foi aprovado por unanimidade na Câmara de Vereadores de Aracaju.
Em janeiro, assim que tomou posse um dos primeiros atos da prefeita foi vetar o projeto de lei, no entanto a Câmara Municipal de Vereadores de Aracaju pode derrubar o veto e conseguir que o projeto vire lei e garanta o pagamento dos salários atrasados e dívidas trabalhistas que se arrastam há mais de dez anos na justiça.
O presidente da Câmara afirmou que provavelmente a votação do veto estará na pauta da Câmara Municipal na semana que inicia no dia 25 de fevereiro. Sendo assim, o vereador Camilo Daniel ressalta que “próxima semana será de intensa mobilização pela derrubada do veto, convido toda a população usuária do transporte público que cobrem dos seus vereadores e se façam presentes na câmara, vamos ocupar as galerias e exigir que os trabalhadores rodoviários tenham sua dignidade garantida e que os usuários do transporte público tenham um serviço adequado ao preço caro que é pago na passagem”. O vereador Camilo Daniel acredita que o veto será derrubado e que o sistema de transporte público pode melhorar, basta vontade política e que a população esteja atenta.
Participaram da reunião, representantes da Central Única dos Trabalhadores-CUT, do sindicato dos comerciário, do sindicado dos trabalhadores de supermercado, da União Geral dos Trabalhadores-UGT, da União Brasileira de Estudantes Secundaristas-Ubes, do Diretório Central dos Estudantes- DCE UFS, da União Sergipana de Estudantes Secundaristas-USES e da comissão dos ex-rodoviários que foram demitidos e ainda possuem dívidas trabalhistas que não foram pagas pelas empresas.
O vereador Camilo Daniel também denunciou na tribuna que a prefeita Emília aumentou o subsídio às empresas. “O valor de R$ 26 milhões passou para R$ 40 milhões, é inacreditável que tenhamos um sistema de transporte com ônibus velhos, pneus carecas, poltronas quebradas, que é inseguro tanto para os usuários quanto para os trabalhadores continue lucrando duas vezes: a primeira com a passagem cara e a segunda com subsídio pago com dinheiro público. É necessário derrubar o veto e dar dignidade para nossa população aracajuana”, concluiu.