Segunda, 13 De Janeiro De 2025
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Votação tranquila marca eleição na capital


Publicado em 06 de outubro de 2014
Por Jornal Do Dia


Mais de um milhão de eleitores sergipanos foram às urnas ontem para eleger representantes no governo, assembleia legislativa, senado e Câmara Federal. Na capital sergipana, o pleito foi marcado por poucas filas e agilidade na votação.    

Em um dos maiores colégios eleitorais da capital, a Escola de 1º Grau Juscelino Kubitscheck, no bairro Coroa do Meio, zona sul de Aracaju, apesar da grande movimentação dos eleitores, o processo de votação transcorreu de forma rápida.
De acordo com a coordenadora do local de votação, Melanie Porto, o processo transcorreu na normalidade. "Apesar das filas, os eleitores estão mais conscientes e muitos chegaram cedo ao local de votação e agilizaram o processo", disse.  

Além disso, ela destacou a importância dos aplicativos utilizados pela justiça eleitoral como um dos fatores que contribuíram para a agilização no processo eleitoral deste ano.
"Esses recursos facilitaram bastante a vida dos eleitores permitindo a consulta de dados para localização dos locais de votação. Além disso, através destes dispositivos também foi possível a população resgatar o número dos seus candidatos e ter acesso a outras informações sobre as eleições, o que ampliou a participação da sociedade no processo eleitoral e tornou a eleição mais dinâmica", afirma.
A dona de casa Maria José da Silva foi um dos 6.412 eleitores que foram até a escola para votar logo cedo. "Este ano foi adiantado", disse.
Assim como Maria José, outros sergipanos também começaram o domingo de eleição mais cedo. O autônomo Sandro Alex de Oliveira chegou ao local de votação nas primeiras horas do dia. "Quis evitar as filas e votar logo", conta.

Apesar de terem percebido algumas melhorias no novo processo de voto, a eleição foi alvo de muitas reclamações. As mudanças de secções eleitorais foi uma delas. Para alguns eleitores que foram às urnas ontem, as mudanças surpreenderam.  
Na Faculdade Atlântico, na Atalaia, as filas foram enormes e em muitas seções a votação se estendeu até às 19 horas.

Acessibilidade – Nesta edição, a Justiça Eleitoral promoveu ações para facilitar o voto ao eleitor com deficiência física ou mobilidade reduzida como a adaptação de zonas eleitorais para facilitar o acesso às urnas, vagas em estacionamentos para pessoas com deficiência, sinalizações das rotas com placas explicativas, localização dos banheiros adequados aos critérios de acessibilidade e corredores internos com a menor obstrução possível.
De acordo com levantamento realizado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE/SE), Sergipe possui 1.450.691 eleitores. A quantidade de eleitores no estado corresponde a 1,02% de todo o eleitorado brasileiro. O estado ocupa a 22ª posição no ranking nacional. Do total de eleitores sergipanos aptos a votar, 389.268 mil estão em Aracaju. A capital possui 26,77% de todo o eleitorado sergipano.

O município de Nossa Senhora do Socorro ocupa o segundo lugar no estado em relação ao número de eleitores, com 93.654 mil pessoas aptas a votar. Lagarto ocupa a terceira posição com 66.282 eleitores. Do total do eleitorado sergipano, 685.934 são homens e 768.231 são mulheres. Em Aracaju, 44, 86% dos votantes são do sexo masculino e 55,14% mulheres. Em relação à idade, Sergipe possui 372.905 eleitores entre 25 e 34 anos. Em todo o Estado de Sergipe o eleitor será identificado pelo sistema de biometria.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade