A pesquisa ajudará as ações da Prefeitura na pesca extrativista
Profundidade do Rio Japaratuba é tema de estudo
Publicado em 04 de março de 2015
Por Jornal Do Dia
Na última semana, o engenheiro de Pesca da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca de Pirambu, Ricardo Evangelista esteve reunido com pesquisadores do laboratório Georioemar da Universidade Federal de Sergipe (UFS). O encontro teve como pauta o estudo de batimetria (profundidade) em diferentes locais do estuário do Rio Japaratuba.
De acordo com o engenheiro, a pesquisa em questão ajudará as ações da Prefeitura na pesca extrativista, visto que é a atividade mais representativa para a população. Na reunião ficou definido que será feito um projeto pelo engenheiro de Pesca da Secretaria de Agricultura para ser apresentado ao Ministério da Pesca e Agricultura e outras fontes de recursos.
Capacitação – Enquanto isso, produtores rurais dos povoados Santa Izabel e Água Boa, receberam um curso de criação de peixe e camarão, ministrado pela Secretaria de Agricultura. A iniciativa teve como objetivo fornecer técnicas de cultivo aos produtores rurais que já desenvolvem ou aqueles que venham desenvolver a atividade.
Na ocasião, os mais de dez participantes tiveram aula prática de análise da água em uma lagoa existente no povoado Santa Izabel, onde foi ministrado o curso. No próximo dia 14 de março uma nova turma será formada para o curso, desta vez realizado no Povoado Alagamar. Os interessados devem buscar a Associação do povoado para fazer a sua inscrição.