29 presos da "Transformers" são soltos

Também na manhã de ontem, 29 presos na semana passada pela "Operação Transformers", da Polícia Civil. Elas já deixaram as várias delegacias da capital onde estavam detidas. Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP), estes acusados estavam com a prisão temporária decretada pela Justiça e o tempo de detenção, que é de cinco dias, já venceu. "As prisões deles foram decretadas para o colhimento de provas. Eles foram liberados porque a prisão dura apenas cinco dias, mas independente de estarem liberados, o inquérito policial prossegue e eles vão responder processualmente", explica o delegado Osvaldo Rezende Neto, do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope).

Entre os liberados, estão os 12 funcionários do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) que foram investigados pela polícia. Todos são acusados de participar de um esquema que legalizava e vendia no comércio vários veículos que eram roubados em Sergipe e outros estados, como Bahia, Goiás, Pernambuco e São Paulo. Segundo a polícia, os veículos tinham os seus chassis de identificação modificados com os dados de outros carros e, depois, regularizados com a emissão de documentos e vistorias consideradas irregulares. Uma das suspeitas do Cope é de que os servidores teriam recebido propinas de outros integrantes da quadrilha, para facilitar a legalização dos carros roubados.

Outras oito pessoas que foram presas em flagrante ou tiveram a prisão preventiva decretada continuam detidas, sendo acusadas por roubos de carga e outros crimes considerados mais graves. A previsão é de que eles fiquem presos por 30 dias, mas a polícia pode pedir que a Justiça prorrogue suas detenções. Ainda segundo o delegado Osvaldo Rezende, o inquérito deve ser concluído nos próximos dias e entregue para análise do Ministério Público.

Compartilhe esta notícia