Aprovada na Câmara dos Deputados, em vias de ser apreciada no Senado, a reforma tributária já é compreendida como um marco da política econômica no terceiro mandato de Lula. Neste particular, entretanto, os acertos abundam, números positivos se multiplicam.
O mês de junho teve deflação, ou seja, houve um recuo nos preços na comparação com maio. A inflação oficial, calculada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, ficou em -0,08%. É a primeira vez no ano que a inflação fica abaixo de zero.
Esse é também o menor resultado do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) para um mês de junho desde 2017 – quando o índice foi de -0,23%.
Não há mágica na política econômica do governo Lula. Trata-se apenas do feijão com arroz desenvolvimentista. Em lugar de bravatas populistas, entretanto, o presidente e seus ministros se mostram empenhados na distribuição de renda, incentivo à produção e consumo, alívio da carga tributária entre os mais pobres. O resultado apareceu, simples consequência, não foi preciso tirar um coelho da cartola.


