**PUBLICIDADE
Água de beber
Publicado em 28 de agosto de 2024
Por Jornal Do Dia Se
De acordo com o texto do documento publicado no DOU o objetivo é proteger a saúde dos consumidores
.
Pode até ser uma medida populista, dessas que transferem para terceiros responsabilidades de ordem pessoal. Mas, se a norma pegar, não vai faltar água de beber em nenhuma aglomeração festiva, Brasil afora.
.
O Ministério da Justiça e Segurança Pública publicou ontem uma portaria que estabelece regras de acesso à água própria para consumo às empresas responsáveis pela produção de shows, festivais e quaisquer eventos de grandes proporções, especialmente os eventos expostos ao calor, em períodos de alta temperatura. De acordo com o texto do documento publicado no Diário Oficial da União o objetivo é proteger a saúde dos consumidores.
.
Entre as medidas determinadas estão a distribuição gratuita de água em pontos dispostos em regiões estratégicas do evento para facilitar o acesso pelos consumidores.
A portaria desta terça-feira prevê também que o público deve ter à disposição pontos de venda de comidas e bebidas no local do evento, como um show ou festival. No entanto, o comércio de água não exclui as possibilidades anteriores de acesso gratuito à água própria para consumo.
.
Oa cesso à água, aliás, é questão da maior seriedade em outros âmbitos, estranhos às competências do Ministério da Justiça, mas não do governo federal. Bom seria que a preocupação do governo de turno alcançasse a população à beira dos cursos d’água explorados pelas usinas hidrelétricas. As comunidades ribeirinhas ficariam gratas.