**PUBLICIDADE
Boas perspectivas
Publicado em 31 de agosto de 2024
Por Jornal Do Dia Se
A população ocupada atingiu 102 milhões de pessoas, o maior contingente para o período desde 2012
.
O mercado de trabalho nacional não passa por um período tão bom há muito tempo. Fala-se aqui da menor taxa de desemprego para um trimestre encerrado em julho, desde 2012.
.
Os fatos afirmam o sucesso do governo de turno, ao menos quando se trata de gerar empregos.
.
A população desocupada, isto é, aquela que busca emprego, embora nem sempre tenha sucesso, ficou em 7,4 milhões de pessoas. Ainda é muita gente, sim. Mas é também o menor patamar para o período em toda a série histórica.
.
A desocupação caiu 9,5% em relação ao trimestre encerrado em abril (menos 783 mil desempregados) e 12,8% na comparação com julho de 2023 (menos 1,1 milhão de pessoas).
.
Já a população ocupada atingiu 102 milhões de pessoas, o maior contingente para o período desde 2012, apresentando altas de 1,2% no trimestre (mais 1,2 milhão de trabalhadores) e 2,7% no ano (mais 2,7 milhões de pessoas).
.
Para além dos números, no entanto, resta a sensação de justificado otimismo em relação ao futuro, perceptível nas ruas, nas praças, no rosto da população. A esperança de dias melhores já não está ancorada apenas em convicções pessoais, contudo. É agora uma questão de fé, mas também de perspectivas realistas, dados confiáveis e projeções críveis.