**PUBLICIDADE
TRIBUNA
Publicado em 20 de novembro de 2024
Por Jornal Do Dia Se
Cidadania
O Cidadania de Sergipe vai reunir lideranças e filiados no próximo dia 30. O evento acontecerá no plenário da Assembleia Legislativa e será prestigiado por cidadanistas e outros estados, a exemplo do presidente nacional do partido, Comte Bittencourt, e do ex-prefeito de Vitória, Luciano Rezende.
Avaliação
O deputado estadual Georgeo Passos, presidente estadual do Cidadania, informou que o encontro visa avaliar as últimas eleições e discutir os próximos passos a serem dados pela legenda.
Marcha
O Fórum de Entidades Negras de Sergipe e a Associação do Quilombo Maloca promovem, amanhã, a Marcha da Consciência Negra 2024, com o tema “Os Corpos Negros como objeto da violência de Estado”.
Concentração
O evento terá concentração nos cruzamentos das ruas Divina Pastora com Aristides Bispo, de onde o cortejo seguirá pelas ruas Porto da Folha, Propriá e Riachão, até chegar no palco do Quilombo Maloca.
Assembleia
A deputada estadual Linda Brasil (Psol), líder da oposição na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), destacou a importância de projetos de lei de sua autoria voltados à valorização da cultura afro-brasileira e ao enfrentamento do racismo.
Votação
a parlamentar cobrou que os projetos sejam colocados em votação, devido a suas relevâncias para o processo de reconhecimento, conscientização e reparação histórica, e aproveitou a ocasião para elogiar a iniciativa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em sancionar a lei que oficializa o Dia Nacional de Zumbi dos Palmares e da Consciência Negra como feriado nacional.
Lista
Na tribuna, a deputada tratou de quatro projetos de sua autoria que foram protocolados que têm como objetivo principal combater o racismo, promover igualdade racial e valorizar a cultura afrodescendente em Sergipe. Os PLs são fruto do diálogo com a comunidade negra e movimentos sociais.
Adevise
Próximo dia 16 de dezembro, a Associação dos Deficientes Visuais de Sergipe (Adevise) realiza sessão especial pelos 25 anos anos da entidade e pelo dia do cego, comemorado dia 13. O evento será às 15 horas na Assembleia Legislativa de Sergipe.
Inclusão
A sessão contará com a participação de representantes da sociedade civil e abordará políticas públicas de inclusão de pessoas com deficiência, a exemplo da lei de número 9411/2023, de autoria do deputado estadual Paulo Júnior (PV), que estabelece a emissão gratuita de certidões de nascimento, casamento e óbito em braille. A lei foi aprovada em 2023 e sancionada.
Yandra
A deputada federal Yandra Moura (União), vice-líder do União Brasil na Câmara dos Deputados e coordenadora do Observatório Nacional da Mulher na Política, reafirmou seu compromisso com o fortalecimento dos municípios ao receber prefeitos e prefeitas eleitos em seu gabinete, em Brasília. Durante as reuniões, Yandra priorizou o diálogo individualizado, conhecendo os projetos e demandas de cada município.
Os presentes
Entre os prefeitos presentes estavam Ana Helena (Aquidabã), Medici de Main (Campo do Brito), Izabel de Nollet (Divina Pastora), Rafael da Vidraçaria (Frei Paulo), Marcones Melo (General Maynard), Eraldo do Frigorífico (Itabaianinha), Décio de Lara (Japaratuba), Allysson de Amintas (Neópolis)
Lista
Também visitaram a deputada, Ianna de Dr. Thiago (Nossa Senhora das Dores), Iara Martins (Pacatuba), Vado Gavião (Poço Redondo), Luciano de Menininha (Propriá), Janilson Alves (Santa Rosa de Lima), Daiane Oliveira (Siriri), Cleane de Everton (São Miguel do Aleixo) e Jal Construções (Tomar do Geru).
Débitos
O Indicador de Recuperação de Crédito da Serasa Experian revelou que, do total de dívidas dos consumidores do Nordeste inadimplidas em junho, 66,9% foram regularizadas ou renegociadas em até 60 dias após o mês de referência, ou seja, em agosto. Sergipe foi o estado que mais quitou débitos no período (73,5%)
Saúde
A vereadora Sheyla Galba (União Brasil) denunciou, nesta quarta-feira (19), os problemas da rede pública de pediatria. Ela cobrou dos gestores mais sensibilidade em relação às necessidades das crianças que são atendidas pelo SUS. Sheyla compartilhou em plenário o caso de um garoto que precisa fazer uma cirurgia renal no Hospital Universitário, mas aguarda liberação da Secretaria Municipal da Saúde.
Huse
Segundo Sheila, no Hospital de Urgências de Sergipe (Huse), pacientes que precisam realizar a biópsia para confirmação do diagnóstico de câncer também esperam sem perspectivas. “Felipe tem 11 anos e está há sessenta dias internado com problema renal, mas não consegue fazer a biópsia. A resposta do hospital é que não tem material, nem previsão de quando vai chegar. E além dele, tem pelo menos mais três pacientes na mesma situação”, detalhou.