Sexta, 21 De Junho De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Adutora do semiárido regulariza oferta de água em cidades do sertão sergipano


Publicado em 15 de julho de 2012
Por Jornal Do Dia


Estação de captação da adutora do semiárido

ESTAÇÃO DE CAPTAÇÃO DE ÁGUA DA ADUTORA DO SEMIÁRIDO, NA ILHA DO OURO, EM PORTO DA FOLHA: MAIS ÁGUA PARA OS SERTANEJOS

Com investimento na ordem de R$ 93 milhões, recursos do Governo de Sergipe e do Japan Bank for International Cooperativo, a Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) ampliou em 50% a oferta de água em 20 cidades sertanejas com a operação de uma nova adutora no semiárido. Desde que começou a ser operada, há cerca de dois anos, nenhuma sede municipal da região sofreu com problemas de falta de água. O sistema de abastecimento implantado pôs fim a problemas históricos como o da cidade de Carira que chegava a ter rodízios de 20 dias.

"Tínhamos uma ‘dívida’ muito grande com a população de Carira. Esta cidade, por se tratar da última localidade atendida pelo sistema da Adutora Sertaneja, tinha uma oferta de água precária, com rodízios que já duravam até 28 dias, sem o fornecimento de água", comenta o gestor da Unidade Negócios Sertão da Deso, Carlos Anderson Pedreira.

Nova realidade – Além de Carira, em localidades como Frei Paulo, Pedra Mole, Pinhão e Poço Redondo, o racionamento do abastecimento hídrico era comum por períodos de mais de uma semana. "Hoje a realidade é outra", declara Carlos Anderson. Isso porque, desde que a nova adutora começou a ser operada, a constante falta de água deixou de ser um problema. "Não temos mais rodízios e o fornecimento em toda a localidade ocorre 24 horas por dia, sem interrupções".

Com a implementação da adutora, o sistema integrado, que produzia 580 litros por segundo, agora opera com mais de 900 litros por segundo. A Adutora do Semiárido foi construída para integrar um complexo, formado por outras duas adutoras, que garante a regularização do fornecimento de água em sete cidades do semiárido, além de outras 13 que compõem o sertão sergipano. Ela possui aproximadamente 60 quilômetros de extensão.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade