**PUBLICIDADE


Ao mar, do mar


Publicado em 22 de agosto de 2024
Por Jornal Do Dia Se


Uma casa erguida na Praia do Saco, em Estância está às vésperas de virar ruína, prestes a ser dragada pelo mar

 

O avanço do mar, associado à ocupação desordenada do litoral sergipano, vem tomando um bom pedaço das praias locais. Se na Atalaia, em Aracaju, a imensa faixa de areia dá a falsa impressão de uma convivência equilibrada entre a população e o meio ambiente, nas praias do litoral sul do estado o mar cobra a conta.

Aterros, invasões, construções irregulares podem até não produzir reflexos imediatos, no mesmo lugar onde pedras são despejadas a esmo, mas não demoram a produzir efeitos deletérios logo adiante. Há poucos dias, por exemplo, uma casa erguida na Praia do Saco, em Estância, construção vistosa, está às vésperas de virar ruína, prestes a ser dragada pelo mar.

O caso ganhou destaque nas redes sociais nesta terça-feira (20), quando vídeos do desabamento parcial da residência começaram a circular.

A Defesa Civil de Estância enviou equipes ao local para realizar uma vistoria e interditou o imóvel. O órgão informou ainda que, a partir de agora, “acompanhará os níveis das marés e continuará orientando a população sobre os riscos na área”.

Está deve ser a primeira interdição, o marco inicial de uma série de desabamentos provocados pela ação humana e a complacência das autoridades. Ao mar, a natureza apresenta a fatura, apenas o que é do mar.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE