**PUBLICIDADE
As perdas da gripe aviária
Publicado em 20 de maio de 2025
Por Jornal Do Dia Se
Uma produtora rural de Gracho Cardoso relatou a perda de até 40% de suas aves
.
Não há motivo para alarme. As autoridades competentes acompanham os casos suspeitos e tratam do assunto com toda a clareza. Por enquanto, as suspeitas de gripe aviária provocam apenas revés econômico.
.
Os casos suspeitos inspiram todo o cuidado do mundo. Aqui mesmo, no interior de Sergipe, as perdas em uma pequena criação de aves acendeu o alerta do Ministério da Agricultura e Pecuária.
Uma produtora rural de Gracho Cardoso relatou a perda de até 40% de suas aves. A Empresa de Desenvolvimento Agropecuário do Estado de Sergipe (Emdagro) foi notificada. O caso permanece sob investigação.
.
A chance de contaminação é mínima. No total, são dois casos de gripe aviária confirmados no Rio Grande do Sul. Outros seis estão sob investigação. Além disso, o risco de infecções em humanos pelo vírus da gripe aviária é baixo e, em sua maioria, ocorre entre tratadores ou profissionais com contato intenso com aves infectadas, vivas ou mortas.
.
As autoridades sanitárias agem com a maior responsabilidade, a fim de oferecer uma resposta célere e apaziguar a desconfiança dos consumidores, domésticos e externos. Prejuízos de ordem econômica são inevitáveis. Mas a segurança da população não será negligenciada, as providências já adotadas garantem.