**PUBLICIDADE


Aumento real


Publicado em 03 de setembro de 2024
Por Jornal Do Dia Se


A valorização do salário mínimo, com reajustes anuais sempre acima da inflação, voltou a ser tratada como política pública

.
A proposta orçamentária para 2025 (PLN 26/24), já entregue pelo governo ao Congresso Nacional, prevê um salário mínimo de R$ 1.509, em 2025. Pode parecer pouco, mas dá efeito prático à política de valorização do mínimo, colocada de escanteio pelos antecessores do presidente Lula.
.
O aumento é pequeno, porém está revestido de uma ambição descomunal, explícita adiante. Trata-se da majoração de 6,87% em relação ao salário mínimo atual, de R$ 1.412. O projeto prevê despesas de 2,93 trilhões com meta de déficit fiscal zero, mesma meta deste ano.
.
Toda norma é erguida sobra uma intenção. A lei que deu efeito prático à política de valorização do salário mínio, por exemplo, foi criada no governo da presidente Dilma Rousseff, com a finalidade de ampliar o poder de compra do trabalhador. A ideia era muito simples: promover a distribuição de renda e, de quebra, aquecer a economia, tudo em uma tacada só. Infelizmente, desde quando coube ao ex presidente Bolsonaro, à frente de um governo de triste memória, definir o valor do mínimo, os reajustes anuais mal cobriam as perdas acumuladas com a inflação.
.
O trabalhador brasileiro transpira de sol a sol apenas para colocar comida na mesa. E quem afirma é o Departamento Intersindical de Estatística e Estudo Socioeconômico (Dieese), uma fonte acima de qualquer suspeita. Para quem sustenta uma família inteira com o salário de fome que recebe a alcunha de mínimo, os poucos tostões subtraídos por um mínimo conformado à inflação, sem reajuste anual e aumento real, como volta a ocorrer agora, faziam muita falta.
.
Felizmente, a valorização do salário mínimo, com reajustes anuais sempre acima da inflação, votou a ser tratada como política pública – Um feito inquestionável do governo Lula em seu terceiro mandato.
**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE