**PUBLICIDADE
Batalha vencida
Publicado em 26 de setembro de 2023
Por Jornal Do Dia Se
O trabalho realizado pela Prefeitura de Aracaju, a fim de debelar o mosquito aedes aegypti, finalmente rende frutos polpudos. A capital sergipana registrou o menor índice de infestação dos últimos cinco anos.
O levantamento mais recente identificou um índice de infestação geral de 1,0, valor considerado de Médio Risco para surtos ou epidemias. Não dá fim ao enfrentamento, à guerra. Nem poderia. Mas a batalha ganha sinaliza o rumo de uma vitória.
Trata-se aqui, convém sublinhar, do menor índice nos últimos cinco anos (não houve LIRAa em 2021 por conta de uma decisão judicial), o produto de um esforço contínuo, ancorado em educação e prevenção, pensado para alcançar resultados a longo prazo.
Ainda há trabalho a ser feito, no entanto. O poder público precisa manter as mangas arregaçadas, fazer tudo o possível, honrar as próprias responsabilidades. Campanhas de conscientização regulares, incluindo todos os meios de comunicação e também os espaços públicos, desde as praças até as escolas, além de mutirões, coletas de pneus, limpeza de terrenos baldios, precisam se materializar em um trabalho cotidiano. De outro modo, todo o esforço realizado antes, a fim de banir o zumbido do aedes, como que desceria pelo ralo.