**PUBLICIDADE


Bateria arriada


Avatar

Publicado em 16 de agosto de 2023
Por Jornal Do Dia Se


Um novo apagão deixou o Brasil inteiro no escuro, por assim dizer. Ontem, sem mais nem menos, faltou energia de norte a sul. Embora a suspensão de energia tenha durado poucas horas, ainda não foi dada qualquer explicação sobre o assunto. Assim, resta a impressão de um país com a bateria arriada.
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou que a distribuição de energia foi retomada 6 horas após a interrupção. Nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, a carga foi recomposta integralmente, assim como em todas as capitais. Nas regiões Norte e Nordeste a carga foi recomposta parcialmente, 55% e 81% respectivamente.
O Brasil jamais investiu pra valer em fontes alternativas de energia. O resultado é conhecido. Entra ano, sai ano, o expediente excepcional das tarifas flutuantes é naturalizado, enquanto o risco de apagão se pronuncia, cada vez mais frequente.
Não se sabe por que cargas d’água o governo federal se recusa a diversificar a matriz energética brasileira. Há potencial natural para o investimento em energia eólica, por exemplo. A preferência pela energia gerada pelas usinas hidrelétricas, a um custo ambiental imenso, é das escolhas que desafiam o entendimento.
A experiência demonstra que apostar no volume de chuvas na cabeceira dos rios pode ser arriscado. Sem providências capazes de diminuir a dependência da energia gerada pelas usinas hidrelétricas, não há razão para acreditar que o futuro será diferente.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE