Segunda, 15 De Abril De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Black Friday e 13º salário acendem alerta para golpes em falsos sites de vendas na internet, alerta Segurança Pública


Avatar

Publicado em 24 de novembro de 2023
Por Jornal Do Dia Se


SSP ALERTA QUE é preciso manter o cuidado com as compras on-line, pois não são apenas os consumidores que estão de olho no período(Divulgação/SSP)

Com a chegada do fim de ano, vem também uma nova temporada de compras. Seja por descontos em torno da Black Friday, ou ainda pelo recebimento do 13º salário, é preciso manter o cuidado com as compras on-line, pois não são apenas os consumidores que estão de olho no período. Os criminosos da internet estão acompanhando a movimentação das pessoas na internet para obter dinheiro das vítimas, por isso é essencial seguir as dicas de segurança para evitar cair em golpes na internet.
Dentre as dicas de segurança, está o cuidado com os links dos sites na internet, assim como evidenciou a delegada Maria Pureza, do Departamento de Crimes Contra o Patrimônio (Depatri), da Polícia Civil. “Verifique e-mails e links que remetem para páginas que solicitam informações que não são necessárias para a compra. Ali, você pode estar passando informações do cartão, então é preciso cuidado”, alertou.
Nas dicas para as compras seguras na internet, também é recomendável que os consumidores evitem transações em débito, PIX ou pagamentos instantâneos. “Pois para reverter a situação é muito mais difícil. Então, usando o cartão de crédito você tem a condição de, verificando ter caído em um golpe, acionar a administradora do cartão e suspender o pagamento”, orientou a delegada.
Para ter certeza da autenticidade do site, Maria Pureza explicou que os consumidores podem verificar o endereço eletrônico da página. “Verifique o site onde você está fazendo a compra. Verifique se a URL começa com ‘https://’. Tudo isso para verificar se o site que você foi direcionado corresponde ao verdadeiro, oficial da empresa do estabelecimento comercial que você está se propondo a fazer a compra”, recomendou.
No momento da compra, também é aconselhável ter cuidado com a rede de internet em que se está conectado e que vai fazer a transação on-line. “Caso vá fazer uma compra em que vai utilizar sua senha, evite o Wi-Fi de locais públicos. Entre na rede do seu dispositivo, que é um ambiente mais seguro [do que utilizar uma rede sem fio aberta]”, complementou a delegada Maria Pureza.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade