Domingo, 25 De Fevereiro De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Coluna | Tribuna 22-08


Avatar

Publicado em 22 de agosto de 2023
Por Jornal Do Dia Se


Vereadores
O ex-deputado André Moura (UB) se reuniu ontem de manhã com um grupo de vereadores de Aracaju para discutir a eleição de 2024. O vereador Nitinho (PSD) reafirmou a sua pré-candidatura a prefeito.

Presentes
Participaram os vereadores Nitinho, Pastor Diego, Ricardo Vasconcelos, Sheyla Galba, Breno Garibalde, Cícero do Santa Maria, Isac, Sargento Byron, Pastor Eduardo, Binho e Soneca.

Participa
André disse que o União Brasil não abre mão de participar das discussões para a definição do candidato do grupo governista. O prefeito Edvaldo Nogueira é quem pretende coordenar o processo de escolha do candidato no bloco governista.

Propaganda
Os partidos Republicanos e União Brasil vão exibir propaganda partidária em rede nacional de rádio e televisão na quarta semana de agosto, de acordo com o calendário de propaganda partidária 2023, divulgado pelo TSE.

Inserções
As inserções do Republicanos serão veiculadas na terça (22) e quinta-feira (24), com um minuto e meio de duração cada. Já as propagandas do União, com meio minuto cada, ocorrem na terça (22), quinta (24) e sábado (26). Neste segundo semestre do ano, o Republicanos e o União Brasil têm direito, respectivamente, a 20 minutos de propaganda partidária, que serão distribuídos ao longo de 40 inserções no período.

São Francisco
A Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese) realizará, na próxima quarta-feira (23), às 16h, Sessão Solene em homenagem a chancela da Praça São Francisco, município de São Cristóvão.

Patrimônio
Comemoração é pelo título de Patrimônio Cultural da Humanidade entregue pela Organização das Nações Unidas pera a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), em 01 de agosto de 2010. A Sessão Especial é uma propositura do deputado estadual Paulo Júnior (PV).

Advogados
Aracaju irá sediar o maior evento de advocacia do estado. A XI Conferência Estadual da Advocacia acontecerá nos dias 20 e 21 de setembro, no teatro Tobias Barreto.

Tema
Com o tema “Sociedade 5.0: tecnologia como instrumento de inclusão e desafios para a advocacia”, o evento irá discutir a importância da tecnologia como meio de inclusão social e os desafios que ela impõe no dia a dia da advocacia.

Palestras
Serão dois dias de muita informação e troca de experiências divididos em 13 painéis, que abordarão várias temáticas do Direito. Ao todo serão mais de 30 palestras ministradas por grandes profissionais de todo o país.

Cannabis
Começou a ser veiculada, nas redes sociais do vereador Professor Bittencourt (PDT), a websérie “Cannabis Medicinal”. Os vídeos elucidam o Projeto de Lei nº 11/2023, de autoria do parlamentar, que propõe instituir a Política Municipal de Desenvolvimento à Pesquisa e ao Acesso de Medicamentos Formulados à Base de Cannabis, no município de Aracaju.

Episódios
A websérie “Cannabis Medicinal” é composta por seis episódios, com depoimentos de profissionais especialistas em Cannabis, e pacientes que dependem do tratamento e políticas públicas para o acesso à medicação.

Ensino Médio
A rejeição ao Novo Ensino Médio por estudantes, professores e especialistas em educação, que reivindicam a revogação, foi reafirmada por meio da consulta pública sobre o tema realizada pelo Ministério da Educação (MEC).

Alterações
“Mesmo nos pontos em que a revogação não foi unânime, houve apontamentos para a necessidade de alterações significativas”, avalia a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), que analisou o resumo dos comentários. Em geral, segundo a entidade, trazem críticas massivas a aspectos estruturantes do modelo de ensino médio imposto pelo governo de Michel Temer (MDB), que se repetem na proposta da pasta comandada por Camilo Santana.

Propostas
Foram apresentadas 12 propostas, que serão debatidas e encaminhadas ao Congresso Nacional em forma de projeto de lei para alterar e revogar a Lei 13.415, que instituiu a reforma. Para a CNTE, o conjunto contempla em parte as reivindicações do movimento pela revogação do Novo Ensino Médio. E por isso precisam ser aprofundadas e melhoradas.

Formação
A Secretaria Municipal da Educação de Aracaju (Semed) promoveu a quinta Formação Continuada para professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. O encontro aconteceu entre os dias 18 e 19, sexta-feira e sábado, para um total de 580 profissionais. A formação foi realizada pelo Centro de Aperfeiçoamento e Formação Continuada da Educação (Ceafe), em conjunto com o Departamento de Educação Básica.

Lide
O governador do estado de Sergipe, Fábio Mitidieri, e o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira estarão juntos, nos dias 1 e 2 de setembro, em Washington, para discutir os “Potenciais de Investimentos Multilaterais no Brasil” durante o LIDE Brazil Development Forum.

Projeto
Apresentado nesta segunda, dia 21, o Projeto de Lei instituindo o Primeiro Emprego foi encaminhado para a Assembleia Legislativa e deve ser apreciado na quarta, 23. Por meio dele, cerca de 5 mil jovens serão beneficiados com bolsa, capacitação e estágio em empresas. Após o período de 6 meses, 30% dos jovens deverão ser contratados. Os recursos do Programa são provenientes de emendas parlamentares destinadas durante os mandatos do senador Laércio Oliveira e do atual governador Fábio Mitidieri, enquanto deputado federal.

Reforma tributária
O Senado deve realizar reunião temática com prefeitos para ouvir suas impressões sobre a reforma tributária (Proposta de Emenda à Constituição – PEC 45/2019), disse o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, em entrevista coletiva nesta segunda-feira (21). Pacheco participou do seminário “Reflexões sobre a Reforma Tributária”, promovido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Segundo o presidente do Senado, os chefes do Executivo dos municípios devem ser ouvidos após a sessão especial na terça-feira (29), no Plenário, com os 27 governadores. Eles debaterão o impacto da reforma tributária nos entes federativos. Pacheco não especificou possível data ou horário para a reunião com os prefeitos.
– É muito importante o Senado abrir as portas para ouvir estados federados, Distrito Federal e municípios. No final das contas todo mundo concorda que a unificação é boa, que a simplificação é boa, que a desburocratização é boa – disse Pacheco.
Ele também observou que a previsão de votação do texto no dia 4 de outubro na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) está sujeita a algum adiamento, caso seja necessário mais tempo para análise.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade