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Comércio de ilusões
Publicado em 26 de agosto de 2022
Por Jornal Do Dia Se
“A propaganda eleitoral gratuita em cadeia de rádio e TV começa hoje.”
Ao contrário do vale tudo que impera nas redes sociais, a propaganda eleitoral gratuita em cadeia de rádio e TV tende a comunicar as idéias dos candidatos a cargos majoritários de maneira mais polida, atenta aos ângulos e inflexões sugeridos pelo marketing político. Sob a luz certa, os enquadramentos calculados pelas equipes dos candidatos também comunicam, persuasivos. Espera-se, no entanto, que o discurso elaborado se atenha a propostas concretas e não apenas ao comércio de ilusões.
Hoje, candidatos a governador, deputado estadual (ou distrital) e senador dão a cara a tapa em rede nacional, no primeiro dia de propaganda gratuita. Amanhã, candidatos à presidência da República e Senado federal fazem o mesmo. A depender do que digam, e como digam, os eleitores indecisos podem se decidir por um ou outro.
No primeiro turno, os conteúdos serão veiculados até o dia 29 de setembro. Para as disputas que forem a eventual embate num segundo turno, a transmissão da propaganda ocorrerá entre os dias 7 e 28 de outubro.
Até lá, muita água terá rolado debaixo da ponte. Se os candidatos se comportarem em acordo com as regras estabelecidas pela Constituição, resguardadas pela vigilância exclusiva do Tribunal Superior Eleitoral, a democracia verde e amarela estará fortalecida ao final do embate, contemplada com o resultado celebrado nas urnas eletrônicas – completamente confiáveis, auditáveis, à prova de fraudes, como sempre foram, desde o advento do sistema eletrônico de votação, vale frisar.