Consequências Mundiais da Guerra na Ucrânia

Abordarei neste artigo, algumas informações coletadas na Conferência das Nações Unidas sobre o Comércio e o Desenvolvimento – UNCTAD e no Fundo Monetário Internacional – FMI sobre as consequências para o mundo da guerra na Ucrânia que foi iniciada em 24 de fevereiro de 2022.
De acordo com a entidade internacional (UNCTAD) que é composta por 195 países e cujo objetivo central é a prosperidade para todos, a guerra na Ucrânia, em todas as suas dimensões, está produzindo efeitos em cascata alarmantes para um mundo já atingido pelo COVID-19 e pelas mudanças climáticas. A UNCTAD aponta que graves danos estão sendo causados à economia global e, particularmente, às pessoas vulneráveis e aos países em desenvolvimento.
As estatísticas divulgadas pela entidade revelam diversos efeitos da guerra na Ucrânia. A constatação é de que a guerra na Ucrânia levou a uma crise global de custo de vida, que está restringindo rapidamente os orçamentos das famílias. À medida que os preços dos alimentos sobem, a renda doméstica cai.
A UNCTAD também revela que os preços de bens e serviços estão subindo em todo o mundo, afetando as pessoas mais vulneráveis. A crise global do custo de vida ameaça empurrar mais pessoas para a insegurança alimentar e a pobreza extrema até o final de 2022. A situação é crítica desde o início da Guerra na Ucrânia e a UNCTAD adiciona os seguintes fatores que agravam a situação de algumas nações, pois são pulsos da crise mundial: os preços dos alimentos subiram mais de 50% desde dezembro de 2019, o preço bruto do petróleo aumentou 26% desde janeiro de 2022, os preços dos fretes internacionais foram elevados em 22% desde janeiro de 2022, entre outros fatores.
Diante do exposto, o Secretário Geral das Nações Unidas estabeleceu um Grupo Global de respostas a crises sobre alimentos, energia e finanças no Secretariado da ONU, com as seguintes recomendações de política: sobre alimentos : todos os países froam instados a manter os mercados abertos, resistir a restrições de exportação injustificadas e desnecessárias e disponibilizar reservas para países em risco de fome e fome; sobre energia : o uso de estoques estratégicos e reservas adicionais pode ajudar a aliviar a crise energética no curto prazo. Mas a única solução de médio e longo prazo é acelerar a implantação de energia renovável; sobre finanças: precisa-se de ação urgente do G20 e das instituições financeiras internacionais para aumentar a liquidez e o espaço fiscal para que os governos possam fornecer redes de segurança para os mais pobres e vulneráveis.
A UNCTAD destaca a questão do ciclo vicioso das consequências, pois os preços dos alimentos e dos combustíveis, bem como o aperto financeiro, podem ter efeitos importantes por si só, mas também podem se alimentar mutuamente, criando ciclos viciosos de pobreza, fome e desigualdades. Essa catástrofe está se formando há anos, mas desde a guerra na Ucrânia tornou-se insuportável para muitos países, conforme apontado pela instituição internacional.
Neste quesito de alimentação, a secretária-geral da UNCTAD, Rebeca Grynspan, juntou-se ao secretário-geral da ONU, António Guterres, para saudar a partida do primeiro carregamento de grãos da Ucrânia em 1º de agosto, chamando-o de “um primeiro passo crítico para fornecer alimentos a milhões de pessoas em necessidade urgente”. O Razoni, carregando uma carga de 26.527 toneladas de milho, é o primeiro cargueiro a deixar um porto ucraniano no Mar Negro desde 26 de fevereiro, poucos dias após o início da invasão russa. Tem como destino o porto mediterrâneo de Trípoli, no Líbano.
A UNCTAD aponta que o aumento dos preços da energia está acelerando a crise do custo de vida e sustentando o ciclo vicioso de orçamentos familiares restritos, insegurança alimentar, pobreza energética e crescente agitação social. A crise está impactando profundamente as populações vulneráveis nos países em desenvolvimento, ameaçando ganhos duramente conquistados no acesso à energia.
A entidade internacional demonstra que os países, já sob forte pressão devido aos custos da pandemia, com interrupções no comércio, aumento dos déficits e redução dos investimentos, verificam adicionalmente, um aumento significativo nos preços do petróleo e do gás que poderá redirecionar o investimento para a geração de energia baseada em combustíveis fósseis, o que corre o risco de reverter a tendência para as energias renováveis em um momento de crise climática aguda.
Relatórios da UNCTAD reforçam a constatação de que a guerra na Ucrânia está afetando o comércio internacional, pressionando ainda mais os preços internacionais de energia e commodities primárias.
Dados do Fundo Monetário Internacional (FMI) revelam que os riscos para as perspectivas econômicas para o mundo são predominantemente inclinados para o lado negativo. O FMI aponta que a guerra na Ucrânia pode levar a uma interrupção repentina das importações de gás europeu da Rússia; a inflação pode ser mais difícil de derrubar do que o previsto se os mercados de trabalho estiverem mais apertados do que o esperado ou se as expectativas de inflação se desprenderem; condições financeiras globais mais restritivas podem induzir sobre-endividamento em mercados emergentes e economias em desenvolvimento; surtos e bloqueios renovados de COVID-19, bem como uma nova escalada da crise do setor imobiliário, podem suprimir ainda mais o crescimento chinês; e a fragmentação geopolítica pode impedir o comércio e a cooperação globais. Um cenário alternativo plausível no qual os riscos se materializam, a inflação aumenta ainda mais e o crescimento global cai para cerca de 2,6% e 2,0% em 2022 e 2023, respectivamente. Assim, diante destes pontos apresentados verifica-se que referidas consequências da guerra na Ucrânia dificultam a recuperação econômica mundial.

Compartilhe esta notícia