**PUBLICIDADE


Contra a evasão


Avatar

Publicado em 05 de março de 2024
Por Jornal Do Dia Se


O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc), lançou nesta segunda-feira (4), o processo seletivo simplificado para preenchimento de seis mil vagas do Programa de Monitoria Estudantil para a Educação Básica. 
Trata-se aqui de um esforço orientado pela necessidade de reduzir a evasão escolar, além de potencializar o desempenho dos estudantes matriculados na rede pública estadual de ensino.
“Estamos lançando o edital para que os alunos da rede tenham a oportunidade de desenvolver habilidades de liderança, de coletividade e na prevenção da evasão escolar, porque alunos motivados aprendem mais, aprendem melhor e permanecem em sala”, destacou o secretário Zezinho Sobral.
Que assim seja. A evasão escolar é um problema que atinge especialmente alunos entre 16 e 18 anos, em sua maioria homens e negros, social e economicamente mais vulneráveis. A maior faixa de evasão escolar se concentra no ensino médio. Segundo dados do IBGE, cerca de 20% da população entre 14 e 29 anos abandonou ou não completou alguma etapa dos ensinos fundamental e médio.
Em Sergipe, como no resto do Brasil, a escola ainda é um faz de conta. Há avanços, a exemplo da implementação do ensino em tempo integral, mas os números relacionados à evasão e ao aprendizado provam que também ainda há muito por fazer. Certo é que sem providências, as escolas brasileiras vêm formando gerações inteiras de analfabetos funcionais. Não dá mais para seguir no mesmo compasso.
**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE