**PUBLICIDADE


Dia de clássico


Avatar

Publicado em 10 de abril de 2024
Por Jornal Do Dia Se


A depender da Secretaria de Segurança Pública, o embate entre Sergipe e Confiança, o maior clássico do campeonato estadual, se dará exclusivamente no gramado do Batistão.
O planejamento elaborado pela SSP, com a participação das polícias civil e militar, pretende evitar que episódios lamentáveis de violência ofusquem o brilho do espetáculo, sob a guarita das torcidas organizadas, como ocorreu recentemente.
Melhor assim. De fato, é preciso agir de maneira preventiva. O futebol, o esporte mais popular entre os brasileiros, uma verdadeira paixão nacional, não pode servir de pretexto para a eclosão de paixões escancaradamente primitivas, criminosas, até. 
Há precedentes. Em fevereiro, o confronto entre os mesmos Sergipe e Confiança terminou com o saldo de uma vítima fatal. Fora de campo e do perímetro da operação realizada para coibir a ação de marginais, mancharam a festa com sangue.
A SSP acerta ao tomar providências para evitar o pior.  Mas a punição de casos pontuais não alcança a raiz do problema: É preciso regular as torcidas organizadas, enquadrá-las, responsabilizá-las pelas ações de seus integrantes. 
Trata-se aqui de preservar um bem maior. Enquanto as torcidas organizadas admitirem bandidos de todas as laias e estirpes em seus quadros, infelizmente, devem ser tratadas como um caso de polícia, a bem do clássico estadual, a bem próprio futebol.
**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE