**PUBLICIDADE


Doença grave


Avatar

Publicado em 21 de março de 2024
Por Jornal Do Dia Se


O Brasil já registrou 1.937.651 casos de dengue em 2024. Destes, 16.494 configuram quadros de dengue grave ou com sinais de alerta. O coeficiente de incidência da doença no país é de 954,2 casos para cada grupo de 100 mil habitantes. 
Em balanço apresentado ontem, a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, Ethel Maciel, destacou que os três primeiros meses de 2024 registram mais casos graves de dengue do que o mesmo período de 2023.
Atualmente, 11 unidades federativas já decretaram situação de emergência em saúde pública por causa da dengue: Acre, Amapá, Distrito Federal, Goiás, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. Há ainda 350 decretos municipais, sendo 178 em Minas Gerais.
O Brasil bateu recorde de mortes por dengue, ano passado. Este ano, pelo andor da carruagem, um novo recorde será alcançado. O entusiasmo do governo federal com a chagada do primeiro lote de vacinas contra a doença, distribuído pelo SUS, no entanto, não reverberou junto à população. A baixa adesão à campanha de imunização explica os números do contágio, ao menos em parte. E também sinaliza a persistência do negacionismo científico no seio da brava gente. A resistência infundada às vacinas, aliás, é também uma doença grave. E das mais preocupantes.
**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE